Newsletter – 18 de Novembro de 2019

Conheça os finalistas do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

No próximo 23.nov.2019, durante o Coda.br, será entregue o Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, oferecido pela Escola de Dados com apoio institucional da Abraji. Trata-se do primeiro prêmio da área no Brasil.

Confira quem são os finalistas


A crise na Bolívia

A Rede IFEX-ALC, da qual a Abraji faz parte, divulgou uma nota de repúdio as ameaças, as agressões, o assédio e a censura contra a mídia e os jornalistas na Bolívia, na esteira da crise política no país iniciada com a onda de protestos após a eleição presidencial de 20.out.2019.


Dica de leitura

O livro “Indigentes – o Estado que enterra sem avisar”, Trabalho de Conclusão de Curso de Maria Vitória Ramos e Victoria Hablich Gonçalves apresentado durante o 14º Congresso da Abraji, é uma rica leitura para quem se interessa por jornalismo investigativo. Elas investigaram a fundo os procedimentos adotados pelo Estado de São Paulo no enterro de pessoas sem identificação.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Dicas para lidar com assédio virtual

GIJN (traduzido pela Abraji)

Este texto, publicado originalmente em inglês na GIJN, reúne as dicas compartilhadas por especialistas em segurança digital durante a 11ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Um material valioso diante do número crescente de ataques contra jornalistas em redes sociais.

Podcast cria app para ensino de espanhol

Reuters Institute (em inglês)

A Radio Ambulante, um podcast em espanhol com histórias de países hispanofalantes, percebeu que muitos de seus ouvintes usavam o conteúdo para aprender ou ensinar espanhol. Então, decidiu criar um aplicativo para facilitar esse uso, o LupaApp.

Manual de jornalismo de dados para redações

Sergio Spagnuolo

Sergio Spagnuolo (Volt Data Lab) compartilhou o manual adotado para a formação da equipe de dados do Vortex, iniciativa na qual atua como editor.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *