Newsletter – 20 de Janeiro de 2020

Abraji integra rede latino-americana que monitora liberdade de expressão

Projeto Voces del Sur conta com organizações de mais oito países da região. A ideia é mapear violações à liberdade de expressão e imprensa na América Latina. A partir de 2020, a Abraji é responsável por enviar as informações sobre o Brasil.  No último relatório, 733 ataques foram identificados em território latino-americano em 2018.

Leia mais


Bolsas financiam viagens para estudar jornalismo de dados

Atenção: inscrições até 21.jan.2020. As bolsas foram lançadas pela OpenNews e são voltadas a  jornalistas que desejam participar de eventos de jornalismo de dados ou tecnologia. Mais informações aqui (em inglês).


Segunda agressão de Bolsonaro a jornalistas no ano

Em 16.jan.2020, ao ser questionado pela Folha de S.Paulo sobre as relações do Secretário de Comunicação com empresas com as quais o governo tem negócios, Bolsonaro mandou a repórter calar a boca e afirmou que a Folha “não tem moral” para fazer perguntas. Mais uma vez, o presidente ataca o mensageiro, ao invés de prestar contas à sociedade.


Novo relatório da Fenaj revela aumento da violência contra a imprensa

documento mostra um aumento de 54% no número de agressões a profissionais da imprensa e descredibilização dos veículos de comunicação em 2019. Sozinho, o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por mais de 80% deles.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Luanda Leaks

ICIJ (em inglês)

Um novo projeto colaborativo de investigação foi lançado. Realizado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), o objetivo do Luanda Leaks é investigar os negócios da empresária Isabel dos Santos, a mulher mais rica da África. No Brasil,  fazem parte a Agência Pública, a revista piauí e o Poder360. Reportagens já foram publicadas em português e estão disponíveis nos sites dos veículos.

Como entrevistar vítimas de trauma sem desrespeitá-las

Poynter Institute (em inglês)

A jornalista Selene San Felice sobreviveu a um massacre na redação do jornal The Capital, de Annapolis, Maryland, que deixou cinco mortos em 2018. Neste texto, ela explica a jornalistas o que fazer – e o que não fazer – para respeitar sobreviventes de tragédias em massa na hora de entrevistá-los e contar suas histórias.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

A equipe da Abraji reuniu e enviou dados sobre violações à liberdade de expressão e contra jornalistas relativos a 2019 para o Voces del Sur, e prepara uma proposta de projeto para viabilizar o monitoramento detalhado e permanente desses casos.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *