Newsletter – 23 de Abril de 2020

Abraji dá início a lives semanais sobre trabalho dos jornalistas em meio à pandemia

Semanalmente, nas redes sociais, faremos lives para discutir os desafios da profissão e compartilhar alternativas encontradas pelos colegas para trabalhar em meio à crise gerada pela pandemia da covid-19. A ideia é também mostrar a realidade da profissão para não repórteres, na tentativa de ampliar o reconhecimento do papel fundamental que o jornalismo exerce no debate democrático.
Nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, te convidamos a participar da nossa estreia, no Instagram, com a participação de Ana Lucia Azevedo, repórter especial de Saúde, Ciência e Meio Ambiente de O Globo. Será às 21h (no horário de Brasília). Coloque o despertador para lembrar!

Leia mais


Fundo de auxílio para jornalismo local

A Google News Initiative (GNI) lançou o  Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, direcionado a pequenas e médias organizações de mídia que tenham presença digital e produzam conteúdos voltados para suas comunidades. As inscrições, que devem ser feitas em inglês, estão abertas até 29 de abril.


5 pontos para a liberdade de expressão

Organizações ao redor do mundo demonstram preocupação com a forma como diferentes governos têm agido para conter a pandemia do novo coronavírus. A manutenção da liberdade de expressão deve ser pano de fundo para qualquer medida estatal.
Edison Lanza, Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), listou algumas recomendações. A CIDH também adotou uma resolução específica sobre os direitos humanos nas Américas durante esse período, como mostra a Artigo 19.


 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

O que ensinam as redações remotas

 Nieman Lab (em inglês)

No Nieman Lab, Tom Trewinnard escreve sobre os benefícios das redações remotas impostas pelo novo coronavírus. Texto interessante para pensar os pontos positivos que a flexibilização do local de trabalho, no caso do jornalismo, pode trazer para a diversidade, para os funcionários e para a própria empresa. O momento certamente é difícil, e pensar como sairemos dele melhores do que entramos é essencial.
O Poder360 traduziu o texto para o português.

Estratégias bolsonaristas contra a imprensa

 Repórteres sem Fronteiras

Segundo levantamento da Repórteres sem Fronteiras, Jair Bolsonaro protagonizou um ataque a cada três dias contra a imprensa no primeiro trimestre de 2020. Na última semana, a organização divulgou a primeira parte de uma série de publicações trimestrais sobre a liberdade de imprensa no Brasil e a estratégia do presidente para desacreditar jornalistas e meios de comunicação.

Jornalismo de dados na América Latina

 IJNet

IJNet reuniu iniciativas de jornalismo de dados pela América Latina que colocaram como agenda prioritária a cobertura dos impactos da covid-19. Chile, Argentina, Brasil, Peru, Colômbia, México e Costa Rica estão presentes.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *