Newsletter – 25 de Novembro de 2019

Primeiro prêmio de Jornalismo de Dados do Brasil é entregue durante a Coda.br, em SP

Durante a Coda.br, realizada no último fim de semana em São Paulo, a Escola de Dados anunciou os vencedores do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, iniciativa que conta com o apoio institucional da Abraji.  É a primeira premiação do tipo no Brasil. Homenageia um dos pioneiros do jornalismo de dados no país, o matemático e jornalista morto em 2018.
Conheça os premiados


Palestras da Coda.br disponíveis

A ESPM gravou e publicou as palestras do auditório principal da Coda.br. Confira as discussões sobre jornalismo de dados local, inovação e combate à desinformação.


Juíza impõe censura prévia a livro

A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da comarca de São José dos Campos (SP), determinou censura prévia de um livro-reportagem sobre Suzane Von Richthofen  A decisão determina a “suspensão da publicação, divulgação e comercialização” da obra, cujo lançamento está previsto para janeiro de 2020.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Bot mapeia mineração na Amazônia

ICFJ/InfoAmazonia

Amazônia Minada é um projeto do International Center for Journalists (ICFJ) publicado pelo InfoAmazonia que analisa diariamente dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do ICMBio sobre pedidos de mineração em Unidades de Conservação da Amazônia e publica no Twitter.

Veja como acessar APIs da prefeitura de SP

Abraji

Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji, elaborou um guia prático para uso da Vitrine de APIs, lançada na última terça-feira pela prefeitura de São Paulo.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

Em 21.nov.2019, a Abraji participou de uma reunião técnica com o Núcleo de Dados Abertos da Controladoria-Geral da União (CGU) em São Paulo, para fazer sugestões para a implementação da Política Nacional de Dados Abertos.

A equipe do projeto Ctrl+X apresentou códigos e ferramentas de raspagem de dados de tribunais de Justiça e tribunais superiores no Coda.br, evento realizado em 23 e 24.nov.2019 em São Paulo.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *