Newsletter – 27 de Janeiro de 2020

Denúncia contra Glenn Greenwald impacta a liberdade de imprensa no Brasil

Abraji e mais 40 entidades nacionais e internacionais enviaram uma carta aberta às autoridades brasileiras, em repúdio à recente denúncia do MPF contra o jornalista Glenn Greenwald. Além de configurar abuso de poder, a acusação de crimes digitais criminaliza práticas legítimas relativas à atividade jornalística.  Em 21.jan.2020, a Abraji também publicou nota sobre a ação.

Leia mais


Cursos de jornalismo colaborativo online e gratuitos

Center for Cooperative Media, da Universidade Estadual de Montclair, nos Estados Unidos, oferece três módulos de curso sobre jornalismo colaborativo. Com duração média de uma hora, as aulas têm diferentes datas de exibição, que podem ser escolhidas no momento da inscrição.


Bolsas para cobrir Assembleia Geral da ONU

Jornalistas brasileiros podem se candidatar a bolsas de dez semanas em Nova Iorque, EUA, para cobrir a 75ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas. Profissionais devem ter entre 25 e 35 anos, inglês fluente e atuar em rádio, TV, veículo impresso ou internet. Inscrições vão até 6.mar.2020.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Dicas de privacidade na internet

Nexo Jornal

Série de quatro reportagens do Nexo dá dicas sobre como proteger suas informações na rede e explora quais foram as mudanças que marcaram o tema ao longo dos anos.

Para os amantes de podcast

Reuters Institute (em inglês)

Recente estudo mapeia o crescimento de podcasts diários de notícias em cinco países. Se no Brasil percebemos esse nicho ganhando espaço, a pesquisa mostra que o fenômeno é global: entre jan. e out.2019, o número de podcasts diários de notícias cresceu 32%. Aqui, um resumo da pesquisa (em inglês). E aqui o documento completo.

Baixar dados do Ipea ficou mais fácil

Abraji

Economista criou conjunto de rotinas em Python que otimiza acesso aos dados do Ipea. Agora, é possível baixar várias planilhas juntas em segundos.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *