“MS precisa conhecer MS”, diz presidente da Fertel em palestra a vereadores

Diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins fala sobre a expansão da TVE Cultura no ínterior do Estado. Foto: Iasmin Biolo.

Adjunto da Segov, Flávio César, diz em nome do governador que o fortalecimento com os municípios se dá independentemente de cor partidária. Diretor-presidente da Fertel fala sobre a expansão da emissora pública e papel da TVE Cultura na integração dos municípios.

Campo Grande (MS) – O fortalecimento da comunicação na integração do Estado e Municípios e seu papel na gestão pública foi discutida na manhã dessa quinta-feira na abertura das palestras do Encontro Estadual de Vereadores, que está sendo realizado no auditório da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão).

Secretário-adjunto da Segov, Flávio César, fala em nome do governador Reinaldo Azambuja. Foto: Iasmin Biolo.

O secretário-adjunto da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira, falou como representante do governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel. Ele foi emissário de mensagem de “abraço do governador” aos vereadores presentes, destacando o “compromisso reiterado por Reinaldo Azambuja de fortalecimento das instituições e valorização dos vereadores, que são os porta-vozes da população”. Flávio César disse que o governador pediu para que manifestasse seu compromisso em seguir fortalecendo a relação com os municípios e essa aproximação se dá independentemente de cor partidária.

O secretário-adjunto da Segov disse que “os vereadores e as vereadoras têm que ser reconhecidos como pessoas corajosas” e falava com a convicção de quem já foi vereador e conhece a luta dos representantes da população, abraçando as causas e as inquietações da comunidade. Flávio César aproveitou para anunciar que no começo de janeiro o governador anunciará uma grande ação de programas e obras nos 79 municípios, atendendo reivindicações dos municípios, muitas delas encampadas pelos vereadores.

Após a saudação aos aproximadamente 150 vereadores que lotaram o auditório da Fertel, feita pelo presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), vereador de Jateí Jeovani Vieira dos Santos (PSDB), o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, abriu as palestras, abordando o tema “TVE Cultura: Integração da Comunicação Pública com os Municípios de MS”, enfocando a política de comunicação do Governo do Estado, que busca uma atuação com abrangência nos 79 municípios através de uma comunicação institucional e não política.

“Mato Grosso do Sul precisa conhecer Mato Grosso do Sul”, afirmou Bosco Martins, ao falar da expansão da TVE Cultura e a importância da emissora pública na integração dos municípios. Bosco Martins falou do papel da comunicação e as mudanças na forma de veicular e absorver informação no mundo digital. Como dirigente das emissoras públicas por três décadas, ele lembrou do processo de evolução da TVE, que passou pelas fases de repetidora, produtora e, finalmente, geradora, passando agora pelo momento de modernização tecnológica, ajustando-se às inovações da era digital.

Jeovani Vieira dos Santos, presidente da UCVMS, Secretário-Adjunto da Segov, Flávio César, e Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel. Foto: Iasmin Biolo.

O diretor-presidente da Fertel fez uma incisiva defesa do jornalismo regional, repetindo que do ponto de vista da importância e interesse público, é muito mais relevante para a comunidade falar do “seo José, vendedor de coxinha em Jaraguari” do que a notícia de algum revés político no outro lado do planeta. “A comunicação tem que estar próxima e estar vinculada ao dia-a-dia do cidadão, estar associada aos problemas locais e que o cidadão busca a solução. Interessa ao cidadão o que está acontecendo no seu município e no seu Estado, Mato Grosso do Sul precisa conhecer Mato Grosso do Sul, essa é a proposta”.

Bosco Martins confirmou que até o fim de 2020 pelo menos 20 cidades do interior, incluindo Dourados onde o sistema já está no ar, vão ter canal digital da TVE Cultura. Além da abrangência a ser alcançada pela TVE Cultura MS, Bosco destacou a grade de programação, cujo conteúdo realça a cultura regional e prioriza a informação local, identificada com os anseios da população do Estado.

Palestras

O Encontro Estadual de Vereadores prossegue com palestra às 14h com o presidente da União dos Vereadores do Estado do Paraná (UVEPAR), que falará sobre “Reforma Administrativa e Aumento de Arrecadação sem onerar os munícipes”. Amanhã, a partir das 8h, a palestra será da secretária especial de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, que vai falar sobre “A Importância do Legislativo Municipal no Enfrentamento às Violências”.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *