TVE Cultura e Instituto Chamamé selam cooperação e intercâmbio turístico-cultural com argentinos

Visitantes posam na bela praia fluvial de Empedrado, cidade banhada pelo rio Paraná

Festivais de Chamamé fortalecem integração cultural e incentivam o turismo em cidades da Província de Corrientes e Estado de Mato Grosso do Sul

As cidades de Campo Grande e Corrientes, já declaradas irmãs, e o Estado de Mato Grosso do Sul e a Província de Corrientes, no centro da região mesopotâmica da Argentina, vão intensificar o intercâmbio cultural e promover o desenvolvimento do turismo.

Nesta semana, durante o 30º Festival Internacional do Chamamé de Corrientes e do 1º Festival do Chamamé de Empedrado, a TVE Cultura MS, o Instituto Cultural Chamamé MS e a Associação de Turismo de Miranda, formalizaram Acordo de Cooperação e Integração Turístico-Cultural.

Segundo o Acordo de Cooperação, o fortalecimento das relações culturais e o desenvolvimento do turismo na província argentina e em Mato Grosso do Sul se darão por meio da promoção de festivais musicais, intercâmbio entre os órgãos e entidades de fomento e difusão das potencialidades turísticas, promoção de caravanas turísticas conferências e encontros regionais, convênios em todos os segmentos da cultura e incentivo do turismo ecológico e histórico, além da divulgação das características culturais, costumes, tradições e gastronomia.

O Governo de Mato Grosso do Sul foi representado nas cerimônias promovidas nas cidades de Corrientes e Empedrado pela TVE Cultura MS, Instituto Cultural Chamamé MS, programa Hora do Chamamé e Associação Turística de Miranda, através do Procurador da TVE e diretor Jurídico do Instituto, Danilo Magalhães.

Ações previstas em acordo de cooperação para a integração cultural e incremento do turismo em Corrientes e Mato Grosso do Sul

A delegação de Mato Grosso do Sul que participou dos festivais de Corrientes e Empedrado, liderada pelo procurador Danilo Magalhães, foi recepcionada pelo governador da Província argentina, Gustavo Valdés, e o intendente (prefeito) de Empedrado, José Antonio Chemes. Empedrado é uma pequena cidade a 60 km da capital Corrientes, chamada de “Pérola do Paraná”.

Chemes já visitou Campo Grande, quando ele e o prefeito Marquinhos Trad anunciaram a declaração de “cidades irmãs” e recebeu homenagem da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). “A delegação sul-mato-grossense teve uma recepção muito alegre e afetuosa, com manifestações de apreço e admiração por Mato Grosso do Sul”, informou o procurador Danilo Magalhães, que em entrevistas à imprensa local e durante os eventos falou sobre as potencialidades de MS, o gosto do sul-mato-grossense pelo chamamé e disposição do governador Reinaldo Azambuja em fortalecer os laços de amizade com o povo argentino, com parcerias em projetos comuns.

Para as autoridades argentinas, a cooperação e os intercâmbios estão se fortalecendo a partir do chamamé, que é um estilo musical que se afirma cada vez mais como expressão de integração de culturas e do turismo, a difusão do artesanato e da gastronomia.

“Há uma efervescência cultural muito saudável nessas relações estimuladas pela TVE Cultura. A regionalidade, a valorização das artes e integração de culturas são ações que as emissoras públicas do Estado protagonizam e favorecem a aproximação entre os povos, proporcionam o desenvolvimento do turismo, da cultura e das trocas comerciais”, comentou o presidente da Fertel (Fundação Estadual Luis Chagas de Rádio e TV Educativa), jornalista Bosco Martins, que foi signatário do Acordo de Cooperação e representado no Festival de Chamamé pelo procurador Danilo Magalhães.

Gestores culturais da Argentina dizem que festivais de música são importantes também para intercâmbio turístico e trocas comerciais

São signatários do Acordo de Cooperação também Hector Rocardo Gonzalez, Gestor Cultural da Província de Corrientes; José Cheme, prefeito de Empedrado; Orivaldo Mengual, presidente do Instituto Chamamé MS; Cristina Moreira da Rocha Bastos, da Associação Turismo Miranda; e Carmen Omizolo, também da Associação de Turismo de Miranda.

Danilo Magalhães participou de todas as cerimônias culturais de Corrientes e de Empedrado, representando o governador Reinaldo Azambuja, que enviou souvenir de Mato Grosso do Sul ao seu colega Gustavo Valdés da Província de Corrientes, e recebeu lembranças entregues por autoridades e artistas argentinos. Houve troca de presentes também com os intendentes da capital Corrientes e da bonita Empedrado, principal destino turístico da região, banhada pelo rio Paraná e belas praias de água fluvial.

Entusiasmo

Procurador Danilo Magalhães e diretor de Cultura da cidade Federal, Xavier Cáceres, o bandoneonista Luis Pajarito Silvestre, assinaram cara de intenções para transmissão do 45º Festival de Chamamé de Federal

Artistas, gestores culturais e representantes do trade turístico no corredor da hidrovia Paraná-Paraguai se manifestaram com entusiasmo durante os festivais de Chamamé, destacando o fortalecimento de laços culturais e desenvolvimento econômico a partir da intensificação do turismo, a ida de brasileiros e a vinda de argentinos, não só para o turismo de lazer e contemplativo, mas também histórico, gastronômico e de eventos comerciais, tecnológicos e do agronegócio. A Argentina também tem uma agropecuária expressiva e já ensaia cooperação com a Acrissul, desde a última edição da Expogrande, que foi aberta a apresentações de chamamé e recebeu a visita de autoridades argentinas, justificando assim a ideia de declarar as capitais Corrientes e Campo Grande cidades “hermanas”.

A proposta de aproximação das duas capitais ganhou adeptos em setembro de 2018, com a realização do Festival do Chamamé na Praça do Rádio Clube, que atraiu uma grande delegação argentina, e em abril de 2019, por ocasião das visitas da secretária de Turismo de Corrientes, Maria Lúcia Tabevi, e do presidente do Convention & Visitors Bureau de Corrientes Cesar Zanone.

Transmissão de festival

O Procurador Danilo Magalhães assinou, ainda, Protocolo de Intenções com o diretor de Cultura da cidade Federal, Xavier Cáceres, o  bandoneonista Luis Pajarito Silvestre, que integra a comissão organizadora do 45º Festival de Chamamé de Federal – Argentina, para transmissão do evento marcado para fevereiro. O documento levado por Magalhães foi assinado pelo presidente da TVE Cultura MS, Bosco Martins, e pelo presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, Orivaldo Mengual.

O Chamamé está aproximando argentinos e brasileiros e estimulando o intercâmbio em várias áreas

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *