TVE Cultura MS treina equipe de operação e controle de transmissão

Técnicos de controle mestre se capacitam para operar novos equipamentos da TVE Cultura MS

Campo Grande (MS) – A Diretoria de Operações da TVE Cultura MS iniciou nesta quinta-feira (30/1) curso de capacitação e qualificação de técnicos que operam o Controle Mestre (MASTER) da emissora. É através do Controle Mestre que são operados todos os comandos de recepção e distribuição de sinais de áudio e imagens e sincronizada a programação e informes da emissora. O novo Controle Mestre tem ainda outras funções automatizadas, como alertas de encerramento do mapa de exibição e relatórios funcionais.

Em razão do curso de operação do MASTER, com duração de dois dias, não haverá programação local nesta quinta e na sexta-feira, sendo veiculada apenas a grade da TV Cultura SP, da qual a TVE Cultura MS é afiliada.

José Barcelos, técnico responsável pela capacitação e treinamento de operação do Controle Mestre

Para a capacitação a empresa 4S Informática, de Santa Catarina, enviou o técnico José Barcelos. Segundo o diretor de Operações da TVE Cultura, Cezar Roriz, o treinamento dos funcionários é fundamental, pois o controle mestre, como o próprio nome diz, detém o comando de todas as operações de sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora, ao vivo ou gravados, e de onde é gerado o sinal principal que vai para exibição. “Controle mestre é reconhecidamente o coração da Televisão, através dele são escolhidos os sinais de vídeo que irão ao ar e o produto final a ser exibido. Nessa etapa não pode haver falhas, pois elas afetam diretamente a percepção de qualidade do público”, destaca Cezar Roriz.

O redimensionamento tecnológico, segundo o diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, está dentro do processo de modernização da TVE Cultura, que começou com a transposição do sistema analógico para o digital. A instalação de Controle Mestre completo, com dois exibidores (Magos), além dos recursos essenciais, traz ferramentas importantes para a qualidade das transmissões, com máscaras de transição e canais configuráveis. “Estamos aparelhando a TVE Cultura com o que há de mais moderno em tecnologia e inovação para emissoras de Televisão disponíveis no mercado broadcasting, de automação de sistemas de transmissão”, destaca Bosco Martins.

De acordo com o técnico responsável pela capacitação de funcionários da TVE Cultura MS, José Barcelos, os novos sistemas MASTER foram desenvolvidos para garantir a confiabilidade exigida nos centros de exibição e controle de programação, podendo ser configurados com uma ampla gama de hardware. O software é totalmente em português, facilitando e agilizando as operações do sistema.  “São vários comandos operacionais, recursos de gravação e exibição configurados no sistema reunindo as múltiplas tarefas de edição e transmissão de programas e exibição de informes publicitários ou de utilidade pública, agora com maior eficácia e previsibilidade e, sincronia perfeita assegurando controle e qualidade totais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *