23 de Fevereiro de 2021

COTIDIANO DIGITAL

O WhatsApp avisou que não excluirá a conta de quem não concordar com a sua nova política de privacidade. Porém, o app ficará praticamente sem utilidade. Sem especificar por quanto tempo, ainda será possível receber ligações e notificações, mas o envio e leitura de mensagens ficará totalmente restrito. Quem quiser mudar de ideia poderá mesmo após a vigência das regras, dia 15 de maio, concordar com os novos termos. Essa flexibilização vem após o app sofrer críticas com as mudanças.

Junto a grupos de notícias europeus, a Microsoft lançou um projeto para criar uma solução legal que obrigaria as big techs a pagarem os veículos pelo conteúdo. A iniciativa é para criar um modelo semelhante ao australiano que foi apoiado pela Microsoft, mas criticado por suas rivais. Depois de resistir, o Google fechou acordo com vários grupos de comunicação, enquanto o Facebook decidiu bloquear as notícias no país. A ideia da Microsoft é explorar as dificuldades das rivais e promover sua própria ferramenta de busca Bing como uma alternativa de busca de notícias mais preocupada com os direitos autorais. A coalizão informal vai propor a inclusão do seu plano na próxima lei da UE sobre as big techs.

CULTURA

Estreou neste domingo, na HBO, a série documental em quatro capítulos Allen vs Farrow, que trata das acusações de abuso sexual que teria sido praticado pelo cineasta Woody Allen até 1992 contra Dylan, então com sete anos de idade, filha de sua ex-mulher, a atriz Mia Farrow. Allen, que não foi ouvido na série, nega até hoje as acusações. O documentário exibe pela primeira vez um depoimento de Dylan ainda criança, gravado pela mãe, falando dos abusos.

Por meio de sua assessoria, Allen e sua atual mulher, Soon-Yi Previn, classificaram o documentário como sensacionalismo de má qualidade cheio de falsidades. Soon-Yi é filha adotiva de Farrow com o maestro Andre Previn e começou a se relacionar com Allen aos 21 anos, quando ele ainda era casado com sua mãe.

Após 28 anos agitando as pistas de dança em todo o mundo, a dupla francesa Daft Punk anunciou ontem sua dissolução. Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo publicaram no YouTube o vídeo Epilogue (Epílogo), que mostra os dois se distanciando num deserto com suas tradicionais roupas futuristas (por mais paradoxal que a expressão seja) até um momento surpreendente, seguido pela referência ao período de parceria deles. Juntos, gravaram cinco discos e ganharam seis Grammys.

VIVER

Meio milhão de mortos pela Covid-19. Essa foi a marca trágica atingida nesta segunda-feira pelos Estados Unidos, país como o maior número de casos e de vítimas fatais da doença em todo o mundo. O presidente Joe Biden determinou que todas as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro em prédios federais. Apesar dos números assustadores, o país vê uma redução de 44% na média móvel de novos casos e de 35% na de mortes, após vacinar 16% de sua população.

Para se ter uma ideia, o total de americanos mortos em combate nas duas guerras mundiais e nos conflitos da Coreia e do Vietnã é de 426.069.

Por aqui a Covid-19 segue deixando para trás guerras e outras epidemias. O país soma 247.276 mortos, incluindo os 716 óbitos registrados ontem, o que mantém a média móvel de sete dias (1.055) nos quatro dígitos pelo 33º dia seguido.

São Paulo atingiu o pico de internações em UTIs pela doença desde o início da pandemia, 6.410 pacientes, com crescimento de 5,6% em relação à semana anterior. A causa é a circulação pelo interior do estado de novas cepas do coronavírus, potencialmente mais transmissíveis. O governador João Doria (PSDB) deve anunciar amanhã novas medidas de combate à pandemia.

Monica Bergamo: “A Pfizer afirmou a senadores brasileiros nesta segunda que não aceita as exigências feitas pelo governo até agora para vender sua vacina ao país. A farmacêutica e o Ministério da Saúde chegaram a um impasse em torno das cláusulas dos contratos para a comercialização do imunizante: a Pfizer quer que o governo se responsabilize por eventuais demandas judiciais decorrentes de efeitos adversos da vacina, desde que a Anvisa tenha concedido o registro ou autorizado o uso emergencial e temporário.”

Após a reunião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendeu mudar a legislação para destravar a compra das vacinas da Pfizer. A principal ideia é que estados e municípios dividam a responsabilidade pelos eventuais riscos do imunizante.

E o Ministério Público Federal no DF vai investigar o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, por improbidade administrativa no trato da pandemia no país como um todo.

A NASA divulgou na tarde de ontem, via Twitter, o vídeo gravado pelo carro-robô Perseverance durante seu bem-sucedido pouso em Marte no dia 18. A gravação mostra imagens que impressionam pelos detalhes e pela complexidade das manobras realizadas para que o veículo pousasse com segurança. A missão do Perseverance é buscar indícios de se já houve vida algum dia em nosso vizinho.

Panelinha no Meio. O ingrediente principal, uma espécie de ostra típica do Norteste, pode não ser fácil de achar, mas o sabor único do caldinho de sururu compensa a busca. Nele tem de tudo, além do sururu propriamente dito, até um pouquinho de cachaça, que ninguém é de ferro.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *