Imaginou “lamber” sua TV?

Então…  a novidade vem por ai  no ano  que se iniciará. Um pesquisador japonês desenvolveu um protótipo de tela de TV “lambível”, capaz de imitar os sabores dos alimentos. O dispositivo, chamado Taste the TV (“experimente a TV”, em tradução livre), contém dez tubinhos na parte superior com diferentes tipos de sabores, como amargo, doce, azedo e apimentado. Dessa forma, os sabores são pulverizados em uma “película higiênica” que é colocada sobre a tela para que o espectador possa experimentar. Segundo o criador do produto Homei Miyashita, da Universidade Meiji, a ideia da tecnologia é possibilitar que as pessoas possam ter a experiência de comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa.

Consumer Electronic Show (CES) 2022

Depois de Amazon, Twitter, Meta, entre outras gigantes de tecnologia, foi a vez de a Intel anunciar que não participará de eventos presenciais na Consumer Electronic Show (CES) 2022, em Las Vegas, por causa do coronavírus. A companhia, que normalmente é uma das maiores presenças na feira, encorajou o público a se juntar à experiência virtual que ela proporcionará em janeiro.

CULTURA

“Tudo o que me assusta atrai meu interesse”, diz o ator americano Peter Dinklage sobre seu novo filme, Cyrano (trailer), versão musical da peça Cyrano de Bergerac (1897), do francês Edmond Rostandes (1868-1918). Dinklage não se considera um cantor, e duelos com espadas estão longe de sua especialidade — seu imortal Tyrion Lannister, de Game of Thrones, era mais de beber e saber coisas. No original de Rostandes, Cyrano, baseado num importante escritor e militar do século 17, é um nobre, poeta e aventureiro francês com um nariz anormalmente grande, o que o faz ter vergonha de cortejar sua prima Roxanne. Em vez disso, ele abastece o favorito dela, o belo e estúpido Christian, com as palavras que a seduzem. Foi a mulher de Dinklage, Erica Schmidt, que adaptou e dirigiu nos palcos a nova versão, trocando o narigão original pelo nanismo do marido. Para o ator de 52 anos, há um forte paralelo entre o estratagema de Cyrano e o catfishing das redes sociais, onde pessoas criam perfis que não correspondem a quem elas realmente são. O filme estreia no Brasil em março.

Último álbum 

Notícia triste para os fãs do Coldplay (Spotify). O vocalista Chris Martin anunciou, em entrevista à BBC, que a banda inglesa vai lançar seu último álbum em 2025. “Depois disso, acho que só faremos turnês”, disse ele. Martin não descartou também a colaboração do grupo com outros artistas. Em outra entrevista anterior, o vocalista afirmou que o Coldplay gravaria somente 12 álbuns. Como Music of the Spheres, de 2021, foi o nono, a banda terá de lançar três álbuns até 2025 para cumprir as duas promessas.

Jornalismo literário

Morreu ontem nos EUA, aos 87 anos, a escritora e jornalista Joan Didion, vítima da doença de Parkinson. Considerada uma das precursoras do jornalismo literário, foi uma ensaísta ferina da realidade americana no pós-guerra. Autora de livros consagrados, como Rastejando até Belém e Álbum Branco, Didion conseguia se inserir nas próprias narrativas, mesmo sem se tornar um personagem. Foi também autora de ficção e roteirista de filmes de sucesso como Os Viciados (1970) e a versão de 1976 para Nasce Uma Estrela.

ECONOMIA

Pois é… Se tem uma coisa que surpreendeu negativamente a economia em 2021 foi a inflação, que saltou de 4,5%, em dezembro de 2020, para acima dos 10% em 12 meses. Neste mês, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, subiu 0,78% e encerrou o ano de 2021 com alta acumulada de 10,42%, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. Esse é o maior acumulado do ano desde 2015. Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 7 apresentaram alta em dezembro. A maior variação veio do Transporte (2,31%), influenciado pelo preço dos combustíveis. Segundo a última estimativa do mercado financeiro divulgada pelo Banco Central, para 2022 espera-se que a inflação seja de 5,03%, acima do teto do sistema de metas para o ano que vem.

Míriam Leitão: “Chegar a dois dígitos é muito perigoso. E o presidente da República contribuiu negativamente com esta situação. Há uma crise econômica global elevando a inflação no mundo inteiro, mas toda vez que Bolsonaro criou estresse político, elevou o dólar, e isso afeta todos os outros preços. Bolsonaro foi o pior fator inflacionário do país no ano. A inflação quando reduz mais renda do brasileiro e torna a situação econômica ainda mais complicada. O Banco Central tem reagido elevando os juros e eles continuarão a subir no ano que vem.”

Inflação, gasolina a R$ 7, precatórios. O ano de 2021 parecia a oportunidade para que a economia brasileira se recuperasse da crise de 2020, mas não foi exatamente o que aconteceu. Relembre os fatos mais relevantes da agenda econômica deste ano.

Fonte Canal Meio e blog do bosco

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *