Porque votar em Eduardo Riedel

Procuro melhor  escolher um candidato pelo mérito que enxergamos nele do que apenas pelos deméritos que atribuímos ao adversário. Advogarei  sempre   um olhar político “pró” e não “anti”, uma conexão pela identidade e não pela repulsa. Feito esse preâmbulo, o panegírico a Eduardo  Riedel.

Definitivamente, esta  tem sido uma eleição nunca vista na história de MS e do país. -Uma eleição  de fenômenos.  Capitão Contar foi um deles. Mas Riedel  foi algo maior.  O adversário  vinha construindo sua caminhada governamental como deputado mais votado .
Eduardo Riedel  surgiu como um meteoro no horizonte  e não desintegrou em contato com a atmosfera carbonizante de uma massacrante campanha. Não é pouco. É um grande feito. Um dos poucos candidatos tucanos a disputar o segundo turno nestas eleições, o candidato do PSDB, sem qualquer dúvida, demonstrou ser muito mais do que um “poste”.  É  um quadro público preparado, um político habilidoso, disciplinado e dono de raro auto-controle. Não cometeu nenhuma gafe, mesmo enfrentando  as situações mais adversas com firmeza e serenidade.  Eduardo Riedel, sobretudo, é até onde se sabe um homem público que se pode chamar de honrado. Como Secretário de Governo, contibuiu para que o Estado fosse alçado à  6ª posição do Ranking de Competitividade dos Estados – indíce esse elaborado pelo Centro de Liderança Pública e  com objetivo de alcançar entendimento mais profundo das 27 unidades da federação. O MS deixou de ser aquele estado pequeno, encruado, no fim do Brasil para assumir uma posição de  destaque á frente de Estados como Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e, o vizinho, Mato Grosso. Na secretaria de Infra-estrutura, Riedel administrou um dos maiores orçamentos do Estado, implementado obras em todos os munícipios. Não há e nunca houve qualquer denúncia que desabonasse sua conduta. E isso quando uma geração inteira de políticos desmoronou em vitrines muito menos reluzentes. Lá,  nas duas secretarias, concebeu inúmeras iniciativas  que fizeram  de sua gestão uma das mais marcantes.
Ainda  como secretário  administrou  o Fundersul,  um dos maiores orçamentos  de MS. A ética de Riedel  saiu sem ser tisnada. E ao contrário de  muitos administradores de seu tempo, seu nome  nunca foi sequer citado aqui ou ali por alguma ação irregular, ilegal; nao existe nehuma citação que atinja  sua reputação. Seu nome  passa longe, muito longe do enriquecimento pessoal. Riedel  é ficha limpa e  teve  as agruras de ocupar cargos de tamanho poder de decisão e de desgaste e, portanto, de ostentar uma biografia, ao invés de um prontuário.
Riedel, também renova  a politica, pois sua candidatura  evidencia a vitalidade e o frescor da política sul-matogrossense e a capacidade de oferecer quadros de excepcional talento e qualidade. Eduardo Riedel,  encarna os sonhos de uma parte expressiva  dos eleitores  que acredita numa sociedade mais justa; gente idealista que vê em  seu plano de governo  propostas efetivas para o Estado continuar avançando “sem politicagem”, levando em conta um projeto de desenvolvimento, que tenha a inclusão das pessoas.

 

* Bosco Martins é jornalista  e escritor

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *