Pular para o conteúdo
Início » Principal » Alunos fazem suas primeiras intervenções em oficinas de artes plásticas no FIB 2016

Alunos fazem suas primeiras intervenções em oficinas de artes plásticas no FIB 2016

Alunos da rede estadual de ensino de Bonito, da faixa etária de 6 a 12 anos, estão fazendo suas primeiras intervenções artísticas durante o 17º Festival de Inverno de Bonito. Após visitarem o estande de artes plásticas e apreciarem as oito telas da Exposição “Divisão de Mato Grosso”, produzidas por Humberto Espíndola, com auxílio das arte educadoras da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, eles fizeram a releitura das obras do artista, exercendo assim, a criatividade.

 A professora Eleuza Muniz, da escola Durvalina Dorneles Teixeira, aprova a iniciativa: “Cultura é participação, conhecimento para os alunos, entrosamento e socialização. É isso que o festival nos proporciona”, comemorou.

Neste exercício, proposto pelo Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), as crianças têm a oportunidade de conhecer a vida e a obra de Humberto, trabalhando os fundamentos da linguagem visual. Há 6 anos o museu leva um recorte do seu acervo para apresentar ao público dos festivais do Estado. “O Humberto tem o único registro visual do momento de criação de Mato Grosso do Sul. As obras captaram o sentimento da sociedade naquele momento. É a história retratada nas telas”, explicou a pedagoga do MARCO, Cristina Moura. Ainda segundo ela, especialmente o quadro “O sopro” representa o momento do nascimento de Mato Grosso do Sul.

 A Exposição “Divisão de Mato Grosso” traz obras pintadas em 1978. Ela apresenta também recursos de audiodescrição, textos em braile e tradução em Libras e  reprodução das pinturas em alto relevo. Para quem não souber ler em braile pode contar com duas monitoras que fazem fazer a audiodescrição ao vivo: Ivone dos Santos, da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), e Cândida Alves, do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV/MS).

As obras da exposição revelam elementos nacionais e regionais do estado, como o boi, que faz parte da Bovinocultura. O estilo, criado por Humberto, completa 50 anos em 2017. O público pode conferir as obras até domingo (31) das 17h30 às 22h no Espaço das Artes, que fica na Praça da Liberdade, onde acontece o Festival de Inverno de Bonito. É grátis.

Autora: Gisele Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *