Pular para o conteúdo
Início » Principal » Feira ‘mostra’ Rio Formoso cheio de lixo para destacar cuidados com meio ambiente

Feira ‘mostra’ Rio Formoso cheio de lixo para destacar cuidados com meio ambiente

“Imaginem que vocês vão mergulhar bem lá no fundo do Rio Formoso, e imaginem todo aquele lixo que a gente, ‘sem querer’, joga no chão, a embalagem do picolé que a gente chupou la no Balneário Municipal e não deu tempo para ir até a lixeira e acabou deixando cair em qualquer lugar, o copinho descartável, a latinha do refrigerante. Imaginem que veio uma chuva e tudo isso foi para o fundo do rio. Também imaginem os peixes, a sucuri, todas as espécies que vivem ali. Será que essa mistura dá certo?”, questiona uma sentinela do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) a um grupo de crianças que espera ansiosamente para entrar na sala escura que simula o fundo do Rio Formoso, durante a 8º edição da Feira Socioambiental de Bonito.

Antes mesmo de entrar, muitos já começam a repetir os cuidados com o meio ambiente, que aprendem na escola, ações ou em casa. Em sua maioria, eles repetem que lugar de lixo é no lixo e que os rios devem ser preservados. Porém, os rostinhos curiosos são substituídos por uma mistura de adrenalina e tristeza após a experiência. “Eu vi muito lixo, latinhas, plástico e também uma sucuri enorme e peixes bonito. Foi legal ver eles assim, mas o rio estava poluído e isso não pode. A gente vai lá quase todo dia e é muito triste ver o rio desse jeito”, afirma Ana Clara, de apenas 8 anos, ainda confusa com o que viu.

Segundo Liliane Lacerda, diretora executiva do IASB, o objetivo da feira é justamente despertar as crianças para importância de cuidar das águas da região. “São nove salas temáticas, que destacam cuidados com o solo e com os rios. Tem uma oficina rápida de compostagem, uma sala sobre os córregos urbanos, com lixos que foram retirados deles, tem um espaço que fala sobre a dengue e outro sobre os tipos de solo, onde as crianças podem fazer estruturas em argila. Tem a do Rio Formoso, onde eles precisam ajudar a recolher o lixo e atividades que abordam a temática da Feira”, detalha.

Ela também destaca que em 2017 o evento não pode ser realizado devido ao corte de recursos federais e que neste ano foi montada de uma forma mais enxuta, em um espaço menor e com apoio do Conselho de Segurança da cidade. “Por quatro anos a Feira foi realizada no Centro de Convenções e contava com a participação de outras entidades do município, mas neste ano, para conseguir realizá-la, precisamos diminuir a estrutura. O lado positivo é que ficou mais focada no trabalho da IASB e os professores comentaram que o aproveitamento dos alunos está sendo melhor, principalmente para o ensino fundamental, que estuda isso nas escolas e pode ter uma experiencia prática aqui”, afirma.

Entre os três dias do evento, de 4 a 6 de junho, a Feira Socioambiental de Bonito recebeu pouco mais de 1500 visitantes, sendo a maioria alunos das escolas do município.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *