Pular para o conteúdo
Início » Principal » Newsletter – 18 de Fevereiro de 2019

Newsletter – 18 de Fevereiro de 2019

Abraji publica materiais de referência sobre a Lei de Acesso a Informações

A Abraji publicou em seu site páginas com as regulamentações da Lei de Acesso a Informações Públicas, links para portais de transparência e sistemas de pedido de informações na União, nos estados e no Distrito Federal. O material está disponível na seção Help Desk, que reúne dicas e ferramentas para jornalistas e estudantes de jornalismo.


PFDC pede ação no STF contra decreto da LAI

Na segunda feira 11.jan.2019 a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão que integra o Ministério Público Federal, encaminhou à procuradora-geral da República Raquel Dodge uma representação solicitando para que se apresente ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de declaração de inconstitucionalidade do decreto 9.960/19, que ampliou possibilidades de sigilo de informações públicas do governo federal.

Abraji lamenta morte de Ricardo Boechat

A Abraji recebeu com tristeza e consternação a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat na tarde de 11.fev.2019, segunda-feira passada. Boechat estava a bordo de um helicóptero que fez um pouso forçado na rodovia Anhanguera e se chocou com um caminhão por volta das 12h. O jornalista retornava de Campinas (SP) para a capital paulista, após uma palestra. O piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci, também faleceu.

Inscrições abertas para Repórter do Futuro

O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, realizado pela OBORÉ Projetos Especiais e IPFD, com o apoio da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, na sua 12ª edição, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística e estimula a cobertura de temas relevantes para o funcionamento da cidade. Estudantes podem se inscrever até 20.mar.2019.

IFJ divulga relatório sobre mortes de jornalistas

O relatório “In the Shadow of violence: journalists and media killed in 2018” (Na sombra da violência: jornalistas e profissionais de mídia mortos em 2018, em tradução livre), da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês), divulgado em 07.fev.2019, detalha as 95 mortes de profissionais de mídia de 2018.

GIJN19 abre chamada para envio de artigos

A 11º Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJN19), que acontecerá entre 26.set.2019 e 29.set.2019 em Hamburgo, na Alemanha, abriu chamada para o envio de artigos acadêmicos. Professores de jornalismo e pesquisadores do mundo todo podem enviar resumos de artigos destacando tendências, desafios e melhores práticas em jornalismo investigativo e de dados até 08.abr.2019.

Fundo financia veículos independentes de mídia

Veículos independentes de mídia podem se candidatar ao financiamento oferecido pela Media Development Investment Fund (MDIF) para viabilizar seus negócios. Desde 1996, o fundo já arrecadou mais de U$171 milhões para 114 projetos de 39 países.

O Povo abre inscrições de curso para estudantes de jornalismo

Estão abertas inscrições para a 23ª Turma do Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo do jornal O Povo, de Fortaleza (CE). Estudantes de jornalismo interessados no treinamento podem se inscrever até às 12h de 11.mar.2019.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *