Pular para o conteúdo
Início » Principal » Janelas da Inovação: servidores da Fertel participam de palestra sobre avanços da tecnologia no trabalho

Janelas da Inovação: servidores da Fertel participam de palestra sobre avanços da tecnologia no trabalho

Bosco Martins e Josemir Bispo, em palestra que destacou avanços da tecnologia. Foto: Pedro Amaral/Fertel.

Diretor de Gestão de Informação da fundação apontou a importância de o funcionalismo se adaptar às mudanças que já transformam o mercado de trabalho

Servidores da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) participaram nesta terça-feira (2) de palestra ministrada pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Josemir Constantino Bispo, na qual foi destacada a importância da adaptação às mudanças trazidas pelo avanço nos setores de mídia e telecomunicações. A palestra fez parte do projeto Janelas da Inovação, sobre o qual o diretor-presidente Bosco Martins abordou estas e outras transformações promovidas na estrutura da fundação.

“A qualificação dos nossos servidores para que aprendam a conviver com as mudanças que a tecnologia trouxe integra a otimização dos recursos proposta pelo governador Reinaldo Azambuja, acompanhada pelo secretário Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica, pasta a qual a Fertel é vinculada). Trata-se de um caminho sem volta não apenas para o funcionalismo atual e futuro, mas para o próprio mercado de comunicação, seja ele público ou privado”, sustentou Bosco.

Diretor de Tecnologia e Inovação destacou a importância de os servidores se manterem atualizados. Foto: Pedro Amaral/Fertel.

Em sua exposição, Josemir Bispo apresentou alguns dados sobre como os avanços implementaram transformações nas carreiras, que precisaram se transformar ou simplesmente foram substituídas por novas funções. “O decreto 9.262/2018, do Governo Federal, prevê extinguir de uma só vez 60 mil cargos na administração pública”, apontou, sustentando que, nos outros casos, são necessárias remodelações e atualizações para sua permanência acompanhando os adventos da tecnologia –que, no setor privado, ocorrem com maior velocidade.

O diretor ainda lembrou que muitas profissões com atividades rotineiras têm sido substituídos por soluções tecnológicas, algo já sentido em setores como Engenharia, Direito e na Imprensa. Tal realidade, porém, não significa a dispensa de trabalhadores, mas sim na sua transformação em profissionais aptos a atenderem as novas exigências.

“É preciso que o servidor entenda a mudança e a aceite, pois ela acontecerá independentemente de sua vontade. Que ele se envolva com o processo e mostre seu valor. Que encare o medo das tecnologias. Que passe a se comunicar mais e avalie como se adaptar a tempo. E que seja positivo e flexível”, indicou Josemir.

“Nova Fertel”

Bosco reforçou que a qualificação dos servidores é o pilar principal do processo de modernização da Fertel. “Temos um quadro que já se destaca pela competência e proatividade, e o queremos participando ativamente dessa Nova Fertel que, sem dúvida, terá condições de estar na vanguarda da comunicação pública em termos de Brasil”, prosseguiu.

“Vimos realizando investimentos que permitiram, em 2018, o início da digitalização da TVE Cultura e, neste ano, já contamos com recursos vindos de convênio com o Ministério Público do Trabalho, na ordem de R$ 200 mil, que permitirá o mesmo processo na Educativa 104.7 FM, que completa 25 anos. Também preparamos a dinamização do Portal da Educativa, que, mais do que uma ponte entre TV e rádio, abrirá novas oportunidades para nos comunicarmos com a sociedade”, destacou.

Em agosto de 2018, a TVE Cultura iniciou as transmissões digitais nas regiões de Campo Grande e Dourados, avançando a seguir com a instalação de novas antenas receptoras no interior –a programação é de que, até o fim de 2020, os equipamentos instalados permitam a chegada do sinal digital em todo o Estado.

Já em março deste ano, foi formalizado convênio com o Ministério Público do Trabalho para reversão de parte de valores provenientes de um termo de ajustamento de conduta com uma empresa na compra de equipamentos para a Educativa 104.7 FM e na estrutura da Fertel. Os R$ 200 mil permitirão que a rádio também opere em sinal digital.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *