Pular para o conteúdo
Início » Principal » Newsletter – 06 de Maio de 2019

Newsletter – 06 de Maio de 2019

Miriam Leitão será homenageada no 14º Congresso da Abraji

jornalista Miriam Leitão, de 66 anos e com 47 anos de carreira, será homenageada por sua contribuição ao jornalismo, durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), de 27 a 29 de junho, no campus Vila Olímpia, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

“Estou muito emocionada com essa homenagem. Porque é da própria categoria, e hoje a Abraji é a mais importante representação dos jornalistas brasileiros, e também pela dimensão profissional dos que já receberam esse prêmio. Tomei um susto grande, não esperava. Na verdade estou numa alegria imensa”, disse a jornalista.

Para mais informações sobre o Congresso, acesse o site. As inscrições já estão abertas e até 4.jun.2019 têm preço promocional.


Bolsas para jornalistas investigativos locais

A Abraji, em parceria com a Transparência Internacional Brasil, está orferecendo bolsas para dez jornalistas com atuação investigativa em âmbito local em diferentes Estados para ter acesso a palestras, cursos e treinamentos do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. As inscrições vão até a próxima quarta-feira (8.mai.2019).

Dados inéditos sobre assassinatos de jornalistas

Pela primeira vez, o Brasil tem dados oficiais reunidos por um ente público sobre assassinatos de comunicadores em razão do ofício. Até o momento, apenas estatísticas reunidas por organizações da sociedade civil, com diferentes metodologias, estavam disponíveis. Com base nessas informações e em dados de tribunais, polícias e Ministérios Públicos de todo o país, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) mapeou 64 casos de homicídios de comunicadores de 1995 a 2018. 25% deles ainda estão sendo investigados. Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji, acompanhou o lançamento do relatório em Brasília e aponta os destaques.

SSP-SP dificulta o acesso a informações de BOs

O Ministério Público de São Paulo abriu uma ação civil pública em 24.abr.2019 contra a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), para que o órgão facilite o acesso a informações de boletins de ocorrência (BOs). A ação, movida pelo promotor Valter Foleto Santin, foi baseada na denúncia do jornalista e repórter da TV Globo Luiz Fernando Toledo sobre a falta de critério da SSP para autorizar ou não o acesso aos dados de BOs.

Terceira edição de pesquisa sobre uso da LAI por jornalistas

Com a proximidade dos sete anos de vigência da Lei de Acesso a Informações Públicas (LAI) e a expansão do uso da regra para produzir reportagens, a Abraji quer conhecer mais de perto os detalhes da utilização dessa ferramenta por jornalistas. Profissionais de todo o país (mesmo que não tenham feito pedidos de informação com base na LAI) podem responder um questionário on-line com perguntas curtas e objetivas sobre o tema.

Evento de lançamento do Projeto Credibilidade

lançamento do Projeto Credibilidade acontecerá na próxima quarta-feira (8.mai.2019), das 9h às 12h30, no campus da Unesp na Barra Funda. No evento estarão presentes a diretora do Trust Project Sally Lehrman, a diretora de operações do Instituto do Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) Angela Pimenta, o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva e Daniel Bramatti, presidente da Abraji.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *