Pular para o conteúdo
Início » Principal » Newsletter – 17 de Junho de 2019

Newsletter – 17 de Junho de 2019

Última semana de inscrições para o 14º Congresso da Abraji

As inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terminam na próxima segunda-feira (24.jun.2019). Ainda há vagas em vários dos mais de 100 painéis e oficinas do evento! Confira a programação completae garanta seu lugar no maior encontro de jornalistas da América Latina. Grupos com 6 ou mais pessoas têm direito a desconto de 17%.


14º Congresso da Abraji: Fake News em pauta

Entre 27 e 29 de junho, jornalistas do Brasil e do mundo estarão reunidos em São Paulo, no 14º Congresso da Abraji, para debater os desafios enfrentados no exercício da profissão e como fenômenos como as fake news influenciam a maneira como o jornalismo é feito no Brasil e no mundo. Para saber quem são os palestrantes que abordarão o tema no Congresso, acesse o site da Abraji.

Abraji lamenta morte de Clóvis Rossi

O jornalista Clóvis Rossi morreu na madrugada de 14.jun.2019, aos 76 anos, em sua casa em São Paulo. Rossi, que trabalhava na Folha de S.Paulo desde 1980, se recuperava de um infarto. Ele foi homenageado pela Abraji durante o 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em 2015, por sua contribuição ao jornalismo. A Abraji recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Rossi, um dos melhores repórteres da história do jornalismo brasileiro.

Nestlé notifica site após publicação de reportagem

O site “O Joio e o Trigo” foi notificado duas vezes pelo departamento jurídico da Nestlé — multinacional do ramo de alimentos e bebidas — após publicação de conteúdos que envolviam uma iniciativa e produtos da empresa. A notificação foi feita por meio de cartas datadas de 7.jun.2019, assinadas pelo vice-presidente de assuntos jurídicos da Nestlé, Flávio de Souza.

Tratamento à imprensa: CNDH faz recomendações

No dia 13.jun.2019, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) emitiu recomendação sobre o tratamento dado a jornalistas por agentes públicos. A orientação foi proposta pela Comissão Permanente de Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão, da qual a Abraji é parte, e acatada pelo CNDH. No documento divulgado na última semana, o órgão orienta que o “tratamento dado a comunicadores por parte dos agentes públicos siga diretrizes estabelecidas em normas internacionais e nacionais que visem garantir o respeito ao exercício profissional, a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e o direito à informação”.

Projeto Colabora oferece bolsas de reportagem

Estão abertas as inscrições para as bolsas de reportagem do Projeto #Colabora, que oferece o financiamento de R$ 5 mil para conteúdos sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Jornalistas e estudantes de jornalismo podem se inscrever até 5.jul.2019.

Tenha cuidado com a coleta de dados para reportagens

Nesse texto da GIJN traduzido pela Abraji, a cientista de dados e estatística Heather Krause fala sobre cuidados que devem ser tomados ao desenvolver métodos de coleta de dados. Questionários mal elaborados podem levar a resultados que não refletem a realidade e prejudicam o acesso à informação.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *