Pular para o conteúdo
Início » Principal » Uma das principais atrações da Capital, Torre da TVE ganha “novo endereço”

Uma das principais atrações da Capital, Torre da TVE ganha “novo endereço”

Torre da TVE, uma das maiores em alvenaria da América Latina, é uma das atrações turísticas de Campo Grande. Foto: Arquivo.

Documento assinado pela Secretaria de Estado de Administração permitirá agilidade na formalização de convênios para a TVE Cultura, Educativa 104.7 e Portal da Educativa

Reconhecida como um dos mais interessantes pontos de visitação de Campo Grande, graças a uma das maiores torres de alvenaria da América Latina, a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), onde estão instaladas as emissoras públicas de Mato Grosso do Sul –Educativa 104.7 FM e TVE Cultura, além do Portal da Educativa–. passa a ter seu próprio endereço.

Termo de cessão de uso nesse sentido foi assinado na terça-feira (18) entre o diretor-presidente da instituição, Bosco Martins, e o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Roberto Hashioka, desmembrando a área do Palácio das Comunicações de forma a permitir o reconhecimento de um endereço próprio para a fundação.

Hashioka, Bosco e Furlan, em ato que garantiu à Fertel autonomia quanto a espaço no Palácio das Comunicações. Foto: Humberto Marques.

Desde que foi transferida em 1989 para a atual localização, as correspondências destinadas à Fertel eram encaminhas ao endereço “avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n (sem número), CEP 79.037-100”. Agora, as emissoras estatais passarão a contar com um endereço fixo, no número 710 da referida avenida.

A medida se fez necessária para que a Fertel possa firmar convênios e acordos envolvendo sua infraestrutura de forma mais independente. Isso porque toda a estrutura administrativa do Parque dos Poderes pertencente à administração estadual, hoje, é reconhecida sob uma única matrícula imobiliária.

“Isso gera alguns entraves burocráticos para a formalização de termos de cooperação e outros acordos que podem beneficiar a Fertel e a população como um todo, por meio da melhor prestação de serviços. Fizemos o mapeamento e identificamos a área delimitada para o Palácio das Comunicações, que passa a ter um endereço próprio e, desta forma, ganha mais autonomia para encaminhar seus projetos”, explicou Hashioka. “Um processo simples, mas extremamente importante para a comunicação pública”.

Dispositivo reconhece área da Fertel de forma a agilizar formalização de convênios. Foto: Humberto Marques.

Bosco, por sua vez, apontou que a falta de um logradouro específico para a Fertel criava alguns embaraços junto a outros órgãos públicos, com potencial de atrasar cronogramas de trabalho. “Era mais um embaraço de documentação que tomava tempo e prejudicava entendimentos com outras instituições, como no caso da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em relação à nossa antena de transmissão”, afirmou. Isso conferirá à Fertel matrícula própria para o imóvel localizado na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, no Parque dos Poderes.

A medida foi tomada para viabilizar a formalização de convênios entre a Fertel, Assembleia Legislativa e o Senado Federal, no qual o Legislativo sul-mato-grossense receberá antenas e transmissores da TV Senado que vão permitir a abertura do sinal digital da TV Assembleia em Campo Grande. A estrutura será instalada na torre que, atualmente, atende à TVE Cultura e a Educativa 104.7 FM.

“Já contamos com uma importante parceria com a TV Assembleia quanto ao compartilhamento da programação e, agora, ajudaremos o Canal do Legislativo a distribuir sua produção própria, incluindo sessões plenárias e de comissões, para conhecimento de toda a população. Isso não é simplesmente apoio na divulgação de informações, mas no fortalecimento da democracia e da participação popular do qual temos orgulho em poder participar”, pontuou Bosco.

Participaram da reunião para formalização do acordo o superintendente de Patrimônio e Transporte da SAD, José Alberto Furlan, e o diretor administrativo da Fertel, Jucimar Ruiz.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *