Pular para o conteúdo
Início » Principal » Bonito homenageia professor e ambientalista, pioneiro do ecoturismo

Bonito homenageia professor e ambientalista, pioneiro do ecoturismo

Waldemar Martins, proprietário do Rio Formoso Hotel Fazenda, faleceu no dia 3 de julho

Amigos, ex-funcionários e ambientalistas homenageiam neste sábado (27), em Bonito, o jornalista e professor Waldemar Martins, proprietário do Rio Formoso Hotel Fazenda, que faleceu no dia 3 de julho, em Jaboticabal (SP), aos 89 anos.

Será celebrada uma missão, às 19h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo, pelo Padre Israel, em sua memória e em reconhecimento a sua contribuição ao desenvolvimento do turismo e a conservação dos recursos naturais na região conhecida na época em que instalou o primeiro hotel fazenda de Bonito como Rodovia da Ilha do Padre, hoje denominada Rodovia do Turismo.

Eleotério Ovando (o Téia), dr. Moacir Barbosa (Parque das Cachoeiras) e professor Waldemar Martins quando Téia foi o primeiro a receber energia do Programa Rural Luz no Campo, na década de 1990

Professor, Jornalista e Ambientalista, Waldemar Martins foi um dos pioneiros, juntamente com Bosco Martins e Afrânio Jaques (Hotel Fazenda Cachoeira) em hotelaria rural na Capital do Ecoturismo, nos anos de 1990. Foi também um defensor intransigente da integridade das águas cristalinas dos principais mananciais de Bonito, em especial o Rio Formoso.

Pai do jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Waldemar Martins deixou também um legado como educador e fundador da Faculdade de Educação de Jaboticabal/SP, instituição com mais de 60 anos de existência que formando gerações de novos profissionais e levando o desenvolvimento educacional à Jaboticabal e a região Ribeirão Preto.

Reconhecimento

Casal Waldemar Martins e Iracê com Dona Rosita Ovando, proprietária do Camping Poliana e também pioneira na introdução do turismo na região da Ilha do Padre (Rodovia do Turismo)

Instigado pelo filho Bosco Martins e a nora Márcia Brambilla (bióloga e uma das fundadoras da Neotrópica do Brasil), decidiu investir em Bonito e ambos se tornaram precursores em ecoturismo na região com a construção do primeiro hotel-fazenda, dando o nome do principal rio daquele paraíso. O Rio Formoso Hotel Fazenda, situado em frente a antiga Ilha do Padre, hoje denominada Ecko Park, foi inaugurado em 1997, há 22 anos.

Em 2016 veio o reconhecimento do pioneirismo do professor e seu papel importante para o desenvolvimento do turismo naquela região do Rio Formoso, durante o II Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônico, Turismo e Meio Ambiente que aconteceu no auditório do Hotel Zagaia, no município.

Na oportunidade, seu empreendimento foi reconhecido pelo Fórum quando receberam do então ministro do Turismo Marx Beltrão e do governador Reinaldo Azambuja, o “Troféu Piraputanga de Turismo”, confeccionada pela artista plástica Buga Peralta, por incentivar e promover o turismo em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Fonte: Midiamax. Fotos: Arquivo pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *