Pular para o conteúdo
Início » Principal » Carta de Bonito traz metas conjuntas que podem contribuir para políticas globais, detalha ministra

Carta de Bonito traz metas conjuntas que podem contribuir para políticas globais, detalha ministra

Dirigente do Embrapa Bonito presenteou a ministra sul-mato-grossense. Foto: Kemila Pellin.

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, destacou durante a 9ª reunião anual de Ministros de Agricultura do Brics – grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, que as discussões são para oficialização de um documento, já denominado ‘Carta de Bonito’ que trará metas conjuntas dos cinco países em relação a agricultura, que podem refletir em benefícios globais.

“Esse foi uma reunião para finalizar este documento, que é a Carta de Bonito, que reflete tudo que os cinco países do Brics tem como meta conjunta sobre agricultura. Nós acabando de concluí-la, as delegações vão lê-la e se estiver tudo certo, nós assinaremos, e eu espero que traga muitos benefícios, não só para o Brasil mas para o mundo, porque não são políticas especificas para os nossos países, mas sim globais, desses cinco países que vão trabalhar em conjunto”, afirmou.

Ministra Tereza Cristina e secretário de Estado Jaime Verruck

A ministra também destacou a importância desses países, que somam 40% da população mundial e estão entre os principais países do mundo produtores na área agrícola, se imporem em relação ao protecionismo e o globalismo. “O protecionismo atrapalha muitos países em desenvolvimento, com tarifas altas, protecionismo sanitário usado na parte comercial, tem também o problema do meio ambiente que Brasil vem sofrendo com isso. Existe uma supervalorização do que aconteceu e se você pegar os dados não é bem isso, enfim, são mecanismo, são ferramentas que países que estão acostumados a ter esse mercado ficam muito incomodados com o protagonismo, principalmente do Brasil, na agropecuário. Então essa é a critica, para que a gente melhore esse ambiente, porque o mundo precisa de alimento. Nós temos muita pobreza no mundo, muita gente que precisa de alimentos de qualidade e baratos”, afirmou.

A assinatura da Carta de Bonito está prevista para a tarde desta quinta-feira (26) após entrevista coletiva com os ministros do Brics, no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *