Pular para o conteúdo
Início » Principal » Newsletter – 30 de Setembro de 2019

Newsletter – 30 de Setembro de 2019

Novos palestrantes confirmados no Festival 3i de Jornalismo

Rosental Calmon Alves,  diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, e Janine Warner,  co-fundadora e diretora executiva da SembraMedia, confirmaram presença no Festival 3I de Jornalismo, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20.out.2019 no Rio de Janeiro.

O primeiro dia do evento será dedicado a workshops. Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji, ensinará aos participantes do encontro como realizar pedidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Haverá também oficinas de cobertura de protestos, redação de projetos para obter financiamento e sobre como fazer um podcast de sucesso.

Leia mais


Falando em LAI…

A Abraji reuniu os Portais de Transparência — que reúnem dados financeiro-orçamentários, licitações e contratos, lista de autoridades etc — nos níveis federal e estadual. Os e-SIC, ou Sistemas de Informação ao Cidadão, são os canais para fazer pedidos de informação com base na Lei de Acesso a Informações Públicas.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão e que podem contribuir na formação do jornalista.

Um outro jeito de falar sobre a crise climática

The Conversation (em inglês) 

Em artigo publicado no The Conversation, dois especialistas em comunicação que avaliaram a cobertura da crise climática ao longo dos últimos anos sugerem caminhos alternativos para abordar esse tema bastante complexo. “Se o público não quiser ou não conseguir combater a mudança climática em nome do meio ambiente, talvez o faça se outros benefícios da redução da emissão de carbono forem colocados em pauta. A mudança climática é também uma ameaça para a saúde pública, para a segurança nacional e para a desigualdade social.”

Bolsas para reportagens sobre drogas

Fundação Gabo (em espanhol) 

A Fundação Gabo está com inscrições abertas para o “Fundo de Investigações e de Novas Narrativas sobre Drogas”. Jornalistas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru podem submeter seus projetos até 1.nov.2019 e concorrer a financiamentos que vão de US$ 2,5 mil até US$ 8 mil. 

Bolsonaro e o Whatsapp

Folha de São Paulo 

Ao contrário do que disse o presidente em sua tradicional transmissão ao vivo na última quinta-feira (26.set.2019), o Tribunal Superior Eleitoral não absolveu sua campanha na ação por disparo em massa por WhatsApp, denunciada pela Folha de São Paulo em dezembro de 2018.  Em reportagem, a Folha explica o teor da decisão da Justiça Eleitoral e desmente a versão do presidente, que acusa o jornal de produzir notícias falsas.

Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

Na última quinzena, a Abraji trabalhou na apuração e cobrança sobre casos recentes de violência contra comunicadores: enviamos ofícios ao governo do Pará solicitando urgência nas investigações sobre ameaças ao jornalista Adecio Piran (Folha do Progresso), motivadas por reportagens sobre o “Dia do Fogo”; e estamos monitorando a investigação da tentativa de assassinato do comunicador Elvis Xavier de Santana, ocorrida no Guarujá (SP).

A Abraji também manifestou-se em apoio à redação da revista AzMina, atacada após a publicação de reportagem sobre aborto.

A secretária-executiva da Abraji Cristina Zahar, o coordenador de projetos Reinaldo Chaves e o vice-presidente Guilherme Amado participaram da 14ª Global Investigative Journalism Conference (GIJC), realizada em Hamburgo (Alemanha) pela Global Investigative Journalism Network (GIJN).


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *