Pular para o conteúdo
Início » Principal » 23 de Julho de 2020

23 de Julho de 2020

VIVER

Uma análise feita por pesquisadores do King’s College, em Londres, identificou 6 “tipos” de Covid-19, cada um caracterizado por um conjunto específico de sintomas. A gravidade da doença e a necessidade de auxílio respiratório em caso de hospitalização variam conforme o tipo de vírus, segundo os cientistas. Os 6 grupos de sintomas foram divididos assim:

1. Gripe sem febre: enxaqueca, perda de olfato, dor muscular, tosse, dor de garganta, dor no peito, sem febre.
2. Gripe com febre: enxaqueca, perda de olfato, tosse, dor de garganta, rouquidão, febre, perda de apetite.
3. Gastrointestinal: enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, diarreia, dor de garganta, dor no peito, sem tosse.
4. Grave nível um (fadiga): enxaqueca, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga.
5. Grave nível dois (confusão): enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular.
6. Grave nível três (abdominal e respiratório): enxaqueca, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular, dificuldade respiratória, diarreia, dor abdominal.

O estudo completo.

Ferramentas de pedra esculpidas que datam de 25.000 a 30.000 anos foram encontradas dentro da caverna de Chiquihuite, no México. Evidências muito anteriores ao que se conhecia e que apontam para a presença humana na América por mais que o dobro do que o estimado anteriormente.

E a China lançou hoje a espaçonave que orbitará Marte em fevereiro de 2021, na primeira missão desse tipo realizada pelo gigante asiático, informou a televisão estatal chinesa CGTN. A primeira missão de exploração da China no Planeta Vermelho, Tianwen-1, visa orbitar, pousar e explorar sua superfície.

Hora de Panelinha no Meio. E o tema é macarrão. Rita Lobo dá todas as dicas, de medir e escolher o tipo à como cozinhar para que não grude e fique no ponto certo. De quebra, uma receita rapidíssima de espaguete com manteiga, limão e parmesão. O episódio faz parte da série Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena.

CULTURA

À medida que as estátuas de homens como Robert E. Lee e Jefferson Davis caem, os debates se intensificam sobre outros monumentos públicos racistas na América. A National Portrait Gallery, por exemplo, não tem planos de retirar retratos de figuras com histórias tóxicas, seja do general confederado dono de escravos, Robert E. Lee, ou de qualquer um dos 10 presidentes dos EUA que possuíam escravos ou apoiavam a escravidão.“As histórias dessas figuras ainda fazem parte da história de nossa nação e são importantes para preservar em museus nacionais, que são locais educativos dedicados a fornecer um contexto histórico e contemporâneo”, explica Gwendolyn DuBois Shaw, diretora do museu.

No Metropolitan Museum of Art, a tarefa de dar nuances às obras de arte “se tornou muito mais urgente nos últimos meses”, disse Sylvia Yount, chefe da ala americana do museu. “Nosso trabalho agora é realmente garantir que a interpretação seja robusta e honesta”. Nos últimos anos, a reavaliação das narrativas do Met envolveu os quartos de época nos quais o luxo obscurecia a realidade do comércio transatlântico de escravos. Essa atenção crítica pode se estender aos móveis individuais, como uma cômoda de mogno feita na Rhode Island colonial. “Não é apenas importante falar sobre a beleza da madeira, mas também de onde vem o mogno e o que está envolvido na colheita do mogno. O que significa ter esse símbolo de status em sua casa, quando você constrói sua riqueza com a escravidão?”.

O papel da imprensa na hora de moldar a opinião pública em torno de crimes é apenas um dos temas de Condenados pela Mídia, série documental da Netflix. O espectador pode se escandalizar com os vereditos, aplaudir a falta de escrúpulos dos advogados ou observar a mídia tratando julgamentos como espetáculos. Assista.

COTIDIANO DIGITAL

O OLX e o eBay vão se juntar e formar a maior plataforma de anúncios classificados online. A transação de US$ 9,2 bilhões tornará o eBay o maior acionista da Adevinta, dona do OLX. A fusão deve ser concluída no 1º trimestre de 2021 e está sujeita à aprovação de acionistas da Adevinta e de autoridades regulatórias.

Novidades do Spotify. A plataforma agora suporta podcasts em vídeo. Por enquanto, a funcionalidade está disponível em apenas alguns programas que podem ser visualizados pela maioria dos usuários. Mesmo assim, esse novo recurso coloca o Spotify como rival do YouTube em podcast. O streaming ainda fechou parceria com a maior gravadora do mundo, a Universal Music. O negócio deve aumentar ainda mais o seu catálogo e resultar em novas ferramentas.

O TikTok continua se organizando para agradar o governo americano e evitar ser banido dos EUA. A empresa anunciou que planeja abrir 10 mil vagas no país nos próximos três anos. Recentemente, contratou o CEO americano Kevin Mayer e confirmou que sua controladora ByteDance está considerando uma reestruturação societária, na qual os fundos americanos General Atlantic e Sequoia Capital devem aumentar o controle na empresa. Sob pressão da Casa Branca, o TikTok ainda ampliou sua equipe de política e lobby no Congresso americano.

POLÍTICA

O alerta é de Bernard Appy, economista que talvez seja o maior especialista no sistema tributário brasileiro. A discreta reforma tributária apresentada pelo ministro Paulo Guedes pode terminar por elevar a carga de impostos. “O governo não apresentou os cálculos para mostrar como chegou a esse resultado”, comentou Appy. Uma das constatações é de que bancos pagarão menos enquanto o setor de serviços, mais. (CBN)

Pois é… Com um aumenta de alíquota que salta dos 4,5% de PIS/Cofins e vai para 12% com o novo CBS, o setor quer travar a reforma. (Estadão)

A recepção não foi boa. A manchete do Estadão impresso de ontem já seguia por esta linha: Proposta do governo prevê imposto menor para bancos. Hoje, o editorial do Globo bate duro.

O Globo: “Faz mais de ano o Executivo anuncia que divulgaria em questão de dias sua proposta de reforma tributária. Além de tardia, foi tímida. Na ‘primeira etapa’ — outras três estão previstas —, propõe apenas a unificação de PIS e Cofins num só imposto, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). É pouco. Duas propostas que tramitam na Câmara e no Senado preveem simplificação maior, reunindo entre cinco e sete tributos num só. Em vez de trabalhar pela convergência das duas, o Executivo preferiu seguir o caminho aparentemente mais fácil que unifica apenas os dois impostos, provavelmente acreditando que apresentar algum avanço seria melhor do que nada. Seria mesmo, se avanço houvesse. A proposta enviada ao Congresso representa, contudo, um risco concreto de retrocesso. As alíquotas propostas para a nova CBS promovem desequilíbrio entre setores econômicos. Igrejas, partidos, entidades de classe e a Zona Franca ficariam isentos. Bancos, seguradoras e instituições financeiras pagariam alíquota de 5,8%. As demais empresas, 12%, mais que a maior parte das alíquotas praticadas hoje. Segundo, porque a proposta pune alguns dos setores mais atingidos pela pandemia, em especial os intensivos em mão de obra, que não geram créditos para compensar no modelo adotado pelo novo imposto. É o caso de hotéis, restaurantes, hospitais, empresas aéreas, de telecomunicações, segurança ou educação. O efeito seria particularmente nefasto para os negócios já ameaçados pelo novo coronavírus.”

E uma errata: ontem chamamos Appy de Robert. Caramba. É Bernard.

O presidente Jair Bolsonaro é pior avaliado entre os brasileiros de maior renda (61% dos que ganham mais de dez salários o desaprovam) e maior escolaridade (68% dos com nível superior). Os números são do Data Poder360. Sua popularidade anda pior na região Nordeste (54% de rejeição) e Sudeste (51%). Ela é melhor no Norte (53% o aprovam) e Centro-Oeste (49%). No conjunto, 46% dos entrevistados o desaprovam e 43% o aprovam. Nos últimos quinze dias, sua avaliação positiva teve alta de três pontos percentuais — uma alta que coincide com o silêncio do presidente e a diminuição de conflitos. Bolsonaro é mais popular entre homens (49%) do que entre mulheres (aprovação de 37%). Dentre os entrevistados, 43% consideram seu governo ruim ou péssimo, 30% ótimo ou bom e, 23%, regular. (Poder360)

A deputada Bia Kicis não é mais vice-líder do governo no Congresso Nacional. O fato de ela ter votado contra o Fundeb quando o governo já orientava no sentido contrário pesou. Mas a decisão, diz Natuza Nery, tem a ver também com um pedido do Centrão, que deseja moderar a pauta governista. Kicis é próxima do grupo ideológico bolsolavista. (G1)

Meio em Vídeo: Na entrevista da semana, o semioticista Paolo Demuru, aluno de Umberto Eco, analisa como Jair Bolsonaro e o italiano Matteo Salvini usam símbolos e linguagem para atrair seus eleitores.

Fonte: Meio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *