Pular para o conteúdo
Início » Principal » Em sua 16ª edição, Festival de Inverno de Bonito homenageia duas artistas de Mato Grosso do Sul

Em sua 16ª edição, Festival de Inverno de Bonito homenageia duas artistas de Mato Grosso do Sul

Um povo sem memória é um povo sem história”

Ninguém morrerá enquanto for lembrado;

Um homem é seu rastro, seu legado, seus feitos;

Cada um de nós se traduz nas obras que deixa, na falta que faz;

Somos do tamanho do sorriso de quem se lembra;

Somos a exata emoção que o toma…

E só.”

(O Burro Velho)

Campo Grande (MS) – A 16° edição do Festival de Inverno de Bonito vai homenagear duas grandes artistas do nosso Estado – a cantora Delinha e a atriz Janaína Menezes (in memorian).

Janaína Menezes nasceu em Bonito (MS), filha de José Neto de Menezes, comerciante, e de Maria Eva Machado, pecuarista. Atriz de teatro, artista de rua, malabarista e artesã.

Foi protagonista da peça “O Moço Que Casou Com Mulher Braba”, conto espanhol encenado em cima de um caminhão. Interpretou ainda as peças “Seco, Molhado e Separado” e “A Lenda das 700 Luas”.

De personalidade ativa, cativante e obstinada, a jovem atriz era um dos pilares da Trupe Teatral do Brasil Bonito, coletivo que durante alguns anos foi a referência do teatro na região. Sua capacidade de sonhar e realizar, sua sede de conhecimento e formação na contramão das dificuldades grandes e pequenas, a destacou como uma liderança cultural significativa em Bonito.

O Festival de Inverno de Bonito em 2015 homenageia Janaína Menezes no intuito de fortalecer a memória de cidadãos valorosos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade local e são fontes inspiradoras e sensíveis para as novas gerações.

Delanira Pereira Gonçalves, a Delinha, é a grande dama da música sertaneja do Brasil. A cantora tem uma discografia extensa (14 LPs ‘bolachões’ de 78 rotações, 18 LPs, 1 compacto duplo, 2 CDs e 1 DVD), produzida em cinco décadas ao lado do saudoso parceiro Délio.

Prestes a completar 79 anos, a “lua da música sul-mato-grossense” continua na ativa em carreira solo. Lançou um disco em 2012 e acaba de gravar com orquestra um novo DVD com os principais sucessos da carreira. Delinha é figura pioneira da música de Mato Grosso do Sul.

Foi a primeira mulher do estado a gravar, ainda na década de 1950, discos em estúdios profissionais em São Paulo, a ter contrato com uma gravadora, a participar ao vivo de programas das grandes rádios paulistanas e a ter mais de 200 composições de sua autoria registradas em discos.

O Festival de Inverno de Bonito tem a honra de homenagear Delinha, a matriarca da música de Mato Grosso do Sul. Canções como “Criador de Gado Bom”, “Prazer de Fazendeiro”, “Prenda Querida”, “Antigo Aposento”, “Malvada” e “O Sol e A Lua” são verdadeiros hinos da música sertaneja e que continuam nos corações dos fãs de Delinha, de geração em geração. A cantora Delinha irá se apresentar com a sua banda no primeiro dia do Festival.

A programação reúne em quatro dias de evento 180 artistas, sendo 135 do próprio Mato Grosso do Sul e 45 de outros estados brasileiros. São músicos, escritores, artistas plásticos, artesãos, atores, dançarinos, pensadores e profissionais de diversas áreas que irão se dividir em aproximadamente 50 atrações artísticas, entre shows, peças, concertos, performances, seminários e debates.

O 16° Festival de Inverno de Bonito acontece de 30 de julho a 2 de agosto.

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *