Pular para o conteúdo
Início » Principal » Oficina de jogos teatrais resgata brincadeiras tradicionais em assentamentos e distritos próximos de Bonito

Oficina de jogos teatrais resgata brincadeiras tradicionais em assentamentos e distritos próximos de Bonito

Estreando na programação do pré-festival do FIB 2019, a oficina de jogos teatrais “Rememorando as Brincadeiras Tradicionais” resgatou a cultura popular  neste final de semana em duas comunidades próximas à cidade de Bonito: no distrito Águas do Miranda e depois no Assentamento Projeto Guaicurus.

No sábado (20), a Escola Municipal Rural Águas do Miranda (75 km de Bonito) viu professores e alunos se divertirem juntos, promovendo a socialização entre eles e, de quebra, aprendendo atividades para desenvolverem em sala. “Foi muito importante esta oficina que agrega alunos e professores. Eu como educadora me senti ainda mais próxima deles e com a nossa presença eles se sentiram mais à vontade. Nossa comunidade precisa de ações assim, tudo o que aprendi aqui hoje pretendo usar em sala de aula”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Mariane de Moraes Rigotti.

Ministrada pelo recreador Ruano Filartiga Escalante, a oficina começou com todos em círculo, trabalhando a desenvoltura e a comunicação com o outro sem usar a fala, apenas a sensibilidade do olhar. Na sequência, algumas dinâmicas com jogos teatrais e brincadeiras tradicionais e aulas de fabricação caseira de brinquedos, como o bandalhão nordestino feito apenas com um pedaço de barbante, fita adesiva e papel crepom.

Para o professor, é na brincadeira que o progresso individual e coletivo acontece: “As brincadeiras populares trabalham o lado lúdico da criança, pois é exatamente isso o que ela tem que fazer: brincar e se desenvolver. Todo o lado emocional e social é trabalhado nelas. É de extrema importância valorizar essas brincadeiras que são a expressão corporal da infância. Por isto esta oficina abrange também os professores, pessoas que muito contribuem com esse desenvolvimento”, explicou Ruano.

No domingo (21), foi a vez da Escola Municipal Rural Ozório Jaques, no Assentamento Projeto Guaicurus, (70 km de Bonito) receber a oficina. Por ali a comunidade toda participou. Pais, mães, alunos e professores e moradores da região fizeram juntos a oficina de brincadeiras que terminou com uma espécie de ginástica laboral, fazendo todos se movimentarem.

Nesta segunda-feira (22) o pré-festival e a oficina de jogos teatrais “Rememorando as Brincadeiras Tradicionais” continuam na Escola Municipal Vitalina Vargas Machado. No dia 23, terça-feira, na Escola Municipal João Alves da Nóbrega e na quarta-feira (24) na Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira.

Autor: Alexander Onça/Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *