Pular para o conteúdo
Início » Principal » Na última agenda do ano, Reinaldo Azambuja destaca força da economia de MS

Na última agenda do ano, Reinaldo Azambuja destaca força da economia de MS

Bosco Martins entrevista Reinaldo Azambuja. Foto: Pedro Amaral.

Governador destaca que o crescimento da economia é fundamental para o desenvolvimento social, pois com a expansão econômica, a arrecadação aumenta, permitindo a ampliação dos investimentos em saúde, educação e segurança pública

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja disse, em entrevista à Rádio Educativa 104 FM e TVE Cultura MS, que o Estado chega ao final de mais um ano com as contas equilibradas e o equilíbrio fiscal é reflexo da força econômica. O governador falou sobre a “estabilidade” após a entrega de brinquedos da campanha de Natal “Divida a Brincadeira”, na manhã desta terça-feira, no Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Foi a última agenda pública do governador em 2019.

Reinaldo Azambuja destacou que Mato Grosso do Sul segue sendo um dos estados com melhor desempenho econômico em razão das políticas de incentivo, investimentos em infraestrutura, que significou melhoria da logística, e confiança da iniciativa privada na solidez fiscal. O governador lembra que “nosso PIB (Produto Interno Bruto) mantém uma taxa de crescimento três vezes mais que a média do Brasil”.

Na última agenda pública do ano, governador comemora crescimento econômico e equilíbrio fiscal. Foto: Pedro Amaral.

Para o governador, há um conjunto de fatores que colocam o Estado como a quarta unidade da Federação que teve crescimento econômico. No começo do ano, levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada mostrava que somente Mato Grosso do Sul e outros cinco estados (Pará, Roraima, Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia) seriam capazes de manter o crescimento e até mesmo superar o Produto Interno Bruto (PIB) registrado em 2014 – quando o País entrou na pior recessão da história. “Mato Grosso do Sul fez a lição de casa no ajuste fiscal”, disse Reinaldo Azambuja, lembrando, no entanto, que a estabilidade ainda é uma expectativa atrelada aos resultados das reformas que, a seu ver, precisam ter ser alcance consolidado no Estados e municípios.

A reforma da Previdência e a reforma administrativa são fundamentais para a retomada do crescimento pleno. O governador destaca que o crescimento da economia é fundamental para o desenvolvimento social, pois com a expansão econômica, a arrecadação aumenta, permitindo a ampliação dos investimentos em saúde, educação e segurança pública.

A evolução do PIB de Mato Grosso do Sul, acima da média nacional, leva em conta, segundo o Governo, o bom desempenho do agronegócio. Além do agronegócio, a ação do Governo do Estado com a implantação do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal) contribuiu para impulsionar os resultados do setor industrial de Mato Grosso do Sul ao longo do ano de 2019 e estabeleceu compromissos de investimentos da iniciativa privada no valor total de R$ 16 bilhões e uma perspectiva de geração de 12 mil empregos até o ano de 2032, segundo avaliação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, destacando que após crescer 249,44% no período de 2009 a 2019, o setor industrial encerra o ano com alta de 6,37% e projeta expansão de 6,45% em 2020 e de 28,10% até 2023.

Autor: Edmir Conceição/Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *