Pular para o conteúdo
Início » Principal

 

 

Dezembrite

Você conhecia o termo? Natal, fim de ano é alívio para muitos. Para outros, motivo de angústia, ansiedade e até piora na depressão: a Dezembrite. Especialistas dizem que isso acontece porque dezembro é associado a fim de ciclos, período de avaliar as conquistas. Eles falam em “depressão natalina” dando dicas sobre saúde mental e
receitam esquecer a positividade pois garantem, pode ser triste no Natal.

Natal

…Mas o Natal chegou novamente com essa mistura perturbadora de consumo, luzes, religião e família. Festa e tristeza, excesso e carência. Nós sabemos e todo mundo sabe. O último dia útil do ano pra valer foi na sexta-feira (23).
Até tem a semana entre o Natal e o Ano Novo, mas costuma ser uma semana que o “brasilzão” emenda (e ‘tá tudo bem’, ninguém é de ferro). Portanto, neste Natal estamos praticamente marcando o encerramento de 2023. Como a maioria, nos
próximos dias, este humilde colunista temporariamente, também vai estar recarregando suas energias para o ano vindouro.Afinal, ninguém é de ferro mesmo! E expressamos junto a equipe de política do Jornal *O Estado,* nossos sinceros agradecimentos, aos que compartilharam este ano conosco. Mantemos a mais profunda convicção de que continuaremos construindo em conjunto muitas realizações, neste novo ano que se inicia.
Um Feliz Natal e Boas Festas!

Otimismo

O ano de 2023 vai fechando com o
cenário atual, no qual se antecipa a continuidade do ciclo de flexibilização da política monetária no Brasil e o início dos cortes de juros nos EUA, é benéfico para o mundo como um todo, incluindo o Brasil. O país tem se beneficiado desse otimismo em relação à redução das taxas de juros, aliado à aprovação consecutiva da agenda econômica no Congresso. Isso se refletiu no fechamento em máxima histórica, atingindo os 132 mil pontos.

Otimismo I

Atualmente a expectativa foi influenciada pela divulgação do PCE americano e pelo desempenho das commodities, sendo que a alta nos preços do minério de ferro na China colabora para impulsionar significativamente nossa performance.
A trajetória continua condicionada ao desfecho do balanço da equipe econômica no Congresso em 2023.

Reflexo

…E o otimismo refletiu na maioria da população brasileira em relação aos rumos da economia para o ano que vem. Segundo pesquisa a última pesquisa do ano da
PoderData divulgada nesta semana. Na opinião de 52% dos entrevistados, a situação financeira deve melhorar no próximo semestre, o que representa um crescimento de três pontos percentuais, acima da margem de erro, em relação ao levantamento feito em junho. Os que preveem piora somam 14%, enquanto aqueles que consideram que as finanças ficarão como estão chegam a 29%. Por outro lado, caiu para 30% o número de pessoas que dizem dispor de R$ 200 para uma emergência, o menor percentual já registrado desde a primeira pesquisa do gênero, em setembro de 2020.

Carbono

 

O último dia de atividade do Congresso chamou a atenção e foi marcado por avanços significativos nos últimos dias. Foi finalmente aprovado o projeto de lei que visa estabelecer o mercado regulado de carbono no país, parte da “agenda verde” apoiada pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). O texto, já no Senado, tem como objetivo reduzir as emissões de gases poluentes para que o Brasil cumpra compromissos multilaterais relacionados ao meio ambiente. Além disso, foi aprovada a taxação das apostas esportivas, contribuindo para o aumento da arrecadação no próximo ano (R$ 10 bilhões em 2024).
Para encerrar o ano, o plenário do Congresso votou o orçamento da União para 2024. Que venha o Novo Ano!

Carbono I

Na grande batalha travada pela humanidade atualmente, a das mudanças climáticas, imaginar que o mundo está perto de superar o desafio da descarbonização, o que depende de substituir o principal causador do aquecimento global, os combustíveis fósseis, soa como um desejo de esperança. Na 28a Conferência das Partes, a COP28, realizada no início de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no entanto, talvez os ambientalistas tenham obtido uma imensa vitória. O documento produzido pelos quase 200 países representados na conferência climática da ONU fala em eliminação gradual- dos combustíveis fósseis, um acordo histórico, que pode marcar o início do fim do petróleo.

Guerra

Na recente visita que fez aos Estados Unidos, o presidente chinês, Xi Jinping, disse a seu colega americano, Joe Biden, que Beijing planeja reunificar Taiwan e China, relataram fontes ao canal de TV NBC. Em uma reunião com várias autoridades americanas e chinesas, Xi disse que a preferência de seu país é tomar Taiwan pacificamente. Ele também fez referência às previsões públicas de militares americanos de que essa retomada seria em 2025 ou 2027, dizendo a Biden que eles estão errados porque não há qualquer prazo estabelecido. Após a divulgação da história, o senador republicano Lindsey Graham apelou aos congressistas dos dois partidos para que trabalhem juntos para dissuadir a China.

Titãs

…E o Titãs que fechou o ano dando um balão histórico ao seus fãs sul-mato-grossenses com o cancelamento do show que realizariam anunciaram mais um fôlego na agenda.
Quem viu, viu. Quem não viu tem no Lollapalooza 2024 a última oportunidade de assistir a um show da formação completa dos Titãs, pelo menos no que depender do vocalista Paulo Miklos. “O grande sucesso dessa turnê está ligado ao fato de que ela é única. Iríamos fazer só até o dia 31 de dezembro, mas fomos seduzidos pelo Lollapalooza, que será um grande desfecho”, explica. A banda toca no festival em 23 de março. Miklos conta que o grupo pretende lançar um documentário sobre a turnê de reunião, mas diz que não há chances de gravarem canções inéditas.

Fonte: Canal Meio, Nexo, Agencia Pública e Blog do Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *