Newsletter – 06 de Abril de 2020

Primeiro trimestre: 70% dos ataques à imprensa foram realizados por agentes públicos

24 ataques à imprensa apenas nos três primeiros meses do ano – um aumento de 50% das agressões em relação ao mesmo período do ano passado. Juliana Fonteles, assessora jurídica da Abraji, compartilhou o que o nosso monitoramento tem revelado em 2020. O acompanhamento faz parte do projeto Voces del Sur, rede internacional latino-americana que a Abraji integra.

Leia mais


Manual sobre covid-19 para redações

Traduzimos e disponibilizamos para download em nosso site um manual para jornalistas e gestores de redação durante a pandemia do novo coronavírus. O material, originalmente em inglês, foi produzido por uma rede internacional de colaboração, a News Nerdery.
O documento torna público um assunto caro e delicado às redações do mundo inteiro: o relacionamento dos gestores com seus subordinados em uma época em que o dilúvio informacional pode elevar ao esgotamento emocional e ao estresse.
Pedimos sua colaboração no compartilhamento desse material com os colegas!


De olho na LAI

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas acaba de retomar as atividades. O objetivo é intensificar o monitoramento da implementação da Lei de Acesso à Informação e apontar soluções para melhorar seu funcionamento. Lançado em 2004 por iniciativa da Abraji, o Fórum reúne atualmente 22 membros e será coordenado pela Transparência Brasil durante o biênio 2020-2021.


Apoio a jornalistas

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) expandiu seu serviço de assistência oferecido a jornalistas. Comunicadores infectados pelo novo coronavírus durante a cobertura da crise sanitária e que precisem da assistência para gastos médicos, ou aqueles perseguidos por autoridades públicas, em represália à cobertura da pandemia, e que busquem ajuda para  gastos jurídicos, podem solicitar apoio financeiro à RSF. Entenda como.


 Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Liberdade de imprensa em meio à pandemia

 Repórteres Sem Fronteiras (em inglês)

Repórteres Sem Fronteiras lançou o microsite Tracker 19, uma ferramenta para monitorar casos de censura à mídia por parte do Estado e de desinformação deliberada em meio à pandemia da covid-19. A plataforma acompanhará os impactos causados no direito a notícias e informações confiáveis. O governo de Jair Bolsonaro já aparece no levantamento. Por enquanto, o material está disponível em inglês e em francês.

África em pauta

 Alma Preta 

São grandes e visíveis os esforços da mídia brasileira para evidenciar os impactos do novo coronavírus em diferentes territórios e realidades. A agência de jornalismo Alma Preta tem direcionado sua cobertura para os impactos causados à população negra aqui no Brasil e no continente africano. Neste agrupador, é possível conferir as reportagens publicadas até aqui.

Curso online

 First Draft 

A First Draft estruturou um curso online com ferramentas, técnicas e conselhos para monitorar e verificar informações online sobre a covid-19. O material também explora como cuidar de sua própria saúde mental enquanto cobre uma pandemia. Os módulos são em inglês e têm em torno de 2 a 3 minutos. Boa parte do curso também está disponível em texto.


Um último recado.

Te convidamos a acompanhar amanhã (07.abr.2020), Dia do Jornalista, nas redes sociais da Abraji, a ação “O que é ser jornalista”. Sempre que compartilhar um dos conteúdos, ou produzir o seu próprio, lembre-se da hashtag #DefendaoJornalismo.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *