Newsletter – 11 de Fevereiro de 2019

Autor de reportagem sobre suposta fraude em Sobral (CE) é processado 59 vezes

Após publicar em 13.set.2018 a série de reportagens Educação do Mal sobre supostas fraudes nas avaliações de educação em Sobral, o jornalista Wellington Macedo passou a ser alvo de 59 processos por danos morais no Juizado Especial Cível. As ações são movidas por diretores e diretoras de escolas do município. A Abraji repudia o assédio judicial contra Wellington Macedo.


Jornalistas relatam agressões em redes sociais

Acusações de produzir e divulgar fake news, xingamentos, ameaças de agressões físicas, convites ao exílio e até manifestações de desejo de morte: esta é a rotina de alguns jornalistas brasileiros nas redes sociais. Os gatilhos podem ser a publicação de uma reportagem assinada pelo profissional, uma pergunta em uma coletiva de imprensa ou o contato com uma fonte. Os casos mais recentes são dos jornalistas Leonardo Sakamoto, Ancelmo Gois e Juca Kfouri.

Acusado de lesão corporal é nomeado secretário

Ney Santos (PRB-SP), prefeito de Embu das Artes, anunciou em 23.jan.2019 a nomeação de Renato Oliveira como secretário de Comunicação da cidade. Oliveira e seu segurança Lenon Roque foram denunciados pelo Ministério Público por lesão corporal contra o jornalista Gabriel Binho em 2017.

RSF oferece curso de segurança para jornalistas

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na Alemanha está com inscrições abertas para o programa de treinamento de segurança, destinado a jornalistas de zonas em crise ou guerra. O questionário e o formulário de inscrição podem ser enviados até às 20h de 19.fev.2019.

Inscrições para bolsa de jornalismo científico no MIT

O Knight Science Journalism do MIT (Massachusetts Institute of Technology) está com inscrições abertas para o Knight Science Journalism Program, que oferece 10 bolsas para jornalistas da área de ciência. As inscrições devem ser feitas até 28.fev.2019.

Unesco oferece curso gratuito sobre liberdade de expressão

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Unesco, em colaboração com o Centro Knight da Universidade do Texas, oferecem o curso gratuito exclusivo para juízes e operadores de justiça. As inscrições podem ser feitas até o dia 17.mar.2019.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *