Newsletter – 16 de Setembro de 2019

Insatisfeitos com reportagem, presidente e filho atacam repórteres e imprensa

O presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usaram redes sociais para expor fotos e informações de jornalistas nesta sexta-feira e neste sábado (13/09 e 14/09/2019). Dessa forma, incitaram seus seguidores a ofender, ameaçar e intimidar os profissionais.

Leia mais


Interessados em aprender como colocar em prática o jornalismo de soluções, focado na cobertura de respostas dadas a problemas sociais, podem participar do treinamento gratuito que acontece no dia 28.set.2019, das 10h às 13h, em São Paulo.

O Programa Internacional para Jornalistas (IPJ, sigla em alemão) está oferecendo bolsas a profissionais latino-americanos interessados em trabalhar como correspondentes temporários durante dois meses na Alemanha. As inscrições acabam hoje (16.set.2019)

Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

 Knight Center 

A iniciativa Covering Climate Now, dirigida pelas revistas norte-americanas The Nation e Columbia Journalism Review, está reunindo jornalistas e redações interessados em cobrir o tema da era: a crise climática. Até o momento, apenas o canal My News, o Insper e a jornalista Isabel Seta representam o Brasil na força tarefa. Mark Hertsgaard, coordenador da iniciativa disse, em entrevista ao Knight Center, que “não é tarde demais para que os meios participem”.

 The Conversation (em inglês) 

O pesquisador Paul M. Barrett, um dos autores do relatório “Disinformation and the 2020 election: how the social media industry should prepare”, escreveu um artigo para o The Conversation com suas previsões para a eleição presidencial dos Estados Unidos, que acontecerá em novembro do próximo ano.  Um resumo: os russos terão companhia, haverá mais desinformação e conteúdos falsos mais convincentes (como deep fakes).
Se você quiser aprender mais sobre o léxico da desinformação, leia o dicionário feito por Claire Wardle (em inglês).

 Revista piauí 

Começou a venda de ingressos para o Festival piauí de jornalismo, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro em São Paulo. O curador do evento é José Roberto de Toledo, um dos fundadores e atual conselheiro da Abraji.

Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.Em 2.set.2019, a Abraji participou de audiência pública no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional sobre liberdade de imprensa no Brasil. Em 9.set, esteve presente ao Ato em Defesa da Liberdade de Imprensa, do Jornalismo e da Democracia, realizado na Faculdade de Direito da USP. O projeto Comprova, liderado pela Abraji, foi apresentado em dois eventos na América do Sul: Desinformar 2019 (Argentina, 6.set) e Tech Camp Guayaquil (Equador, 10-11.set).

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *