Newsletter – 21 de Janeiro de 2019

Mais que triplicam processos em que juízes quebram sigilo de posts contra políticos

Durante a campanha eleitoral de 2018, os candidatos conseguiram 202 vezes que a Justiça obrigasse os serviços a entregar dados pessoais que permitissem identificar usuários autores de posts. O número é mais do que o triplo do constatado nas eleições de 2014 (61 decisões). As informações são de levantamento com dados do Projeto Ctrl+X, plataforma da Abraji que monitora tentativas judiciais de cercear a divulgação de informações.


Assassinato de Jefferson Pureza completa 1 ano

O assassinato do radialista foi o primeiro caso tratado dentro do Programa Tim Lopes, desenvolvido pela Abraji, com apoio da Open Society Foundations, para combater a violência contra jornalistas e a impunidade dos responsáveis. Um ano após a morte do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, em Edealina, no interior de Goiás, os seis acusados de envolvimento no crime continuam presos.

Fotógrafo da Ponte é ferido por PM em manifestação

O fotógrafo Daniel Arroyo, da Ponte Jornalismo, foi atingido no joelho direito por um disparo de bala de borracha desferido por um policial militar, enquanto cobria a manifestação convocada em 16.jan.2019 pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. No mesmo dia, o jornalista João de Mari, que trabalha na agência de jornalismo Énois, foi abordado em 16.jan.2019 pela Polícia Militar na Avenida Consolação, no centro de São Paulo, sem motivo aparente.

156 agressões contra jornalistas registradas em 2018

Levantamento iniciado pela Abraji em 2018 registrou 156 casos de violência a jornalistas e comunicadores em contexto político, partidário e eleitoral. Foram 85 ataques por meios digitais (com 69 profissionais afetados) e outros 71 casos físicos (com 66 atingidos). Em 2019, dois casos de ataques por meios digitais foram registrados. Os dados coletados pelo monitoramento da Abraji em 2018 foram mencionados no relatório anual da ONG Human Rights Watch, divulgado em 17.jan.2019, ao falar sobre o Brasil.

GIJN recebe sugestões de temas para conferência global

A Global Investigative Journalism Network (GIJN) realizará a 11ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo entre os dias 26 e 29 de setembro, em Hamburgo, na Alemanha. A organização do evento abriu uma chamada para sugestões de tema, que podem ser enviadas até 4.fev.2019.

Conectas e Abraji lançam 2ª edição de curso  para jornalistas

A Conectas Direitos Humanos e a Abraji realizam a partir de 21 de janeiro o II Curso Online sobre Direitos Humanos para Jornalistas. O treinamento gratuito voltado a profissionais já em atuação terá a duração de quatro semanas. A lista dos candidatos selecionados para o curso está disponível no site.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *