Newsletter – 22 de Outubro de 2018

Roda de Conversa reúne vencedores do 40º Prêmio Vladimir Herzog em São Paulo

Os vencedores do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se reúnem em São Paulo na próxima quinta-feira (25.out.2018) na 7ª Roda de Conversa do Prêmio. Eles compartilharão os métodos e técnicas envolvidos na produção das reportagens e trabalhos premiados. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 14h às 18h no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes) e será transmitido ao vivo. O link da transmissão será divulgado nas redes sociais da Abraji nos próximos dias.


Jornalismo de dados: Coda.br abre inscrições

A Open Knowledge Brasil promove nos dias 10 e 11.nov.2018 a 3ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.br. O evento, feito em parceria com o Google News Initiative, é o primeiro do Brasil focado em jornalismo de dados e reúne profissionais do mercado para trocar ensinamentos e experiências sobre a área. Ele será realizado na ESPM em São Paulo, e até 31.out os ingressos custam R$ 220 (estudantes) e R$ 270 reais (profissionais) — após essa data, os preços sobem 30 reais.


Como checar conteúdo em foto e vídeo

O Projeto Comprova, trabalho colaborativo de jornalismo com foco na checagem de conteúdos enganosos na internet durante o período eleitoral, oferece mais uma ferramenta para os veículos que buscam diariamente confirmar informações recebidas pelos mais diversos canais de informação. O “Guia de Verificação Visual” consiste em um passo a passo ilustrado e didático com dicas para a avaliação de conteúdos de vídeo e imagem sobre as campanhas eleitorais.


TRE-RJ apreende exemplares de jornal

No último sábado (20.out.2018), fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apreenderam milhares de exemplares da edição especial do jornal Brasil de Fato que estavam na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) em Macaé. A publicação contém reportagens sobre as propostas dos candidatos Fernando Haddad (PT-SP) e Jair Bolsonaro (PSL-RJ) para a presidência da República. A ação foi truculenta, segundo relato do funcionário do Sindipetro que recebeu os fiscais.


Repórteres são alvo de assédio nas redes

Na última quinta-feira (18.out.2018), logo após a publicação da reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”, a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello passou a ser alvo de assédio direcionado, ofensas em massa e ameaças nas redes sociais. No dia seguinte, o repórter de O Estado de S. Paulo Ricardo Galhardo teve seu telefone celular divulgado no Twitter pelo empresário Luciano Hang. Galhardo ligara para o dono da loja de departamento Havan para obter declarações sobre a suspeita de que ele contratou envios de mensagens em massa a favor do candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ).


Livro-reportagem aborda a loucura e suas nuances

Em meados dos anos 70, Clarice Gomes Rosa Cardoso foi internada compulsoriamente em um hospital psiquiátrico. Apesar do diagnóstico de epilepsia, a internação não foi feita por razões médicas, mas por vingança de seu então marido, após uma sequência de discussões entre o casal. A história de Clarice abre o livro-reportagem Nuances e Cruezas da Loucura – Um percurso entre os manicômios e as residências terapêuticas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Brenda Cruz, que o apresentou durante o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.


Candidatos assinam termo pela liberdade de expressão

Em 15.out.2018, os candidatos à presidência Fernando Haddad (PT-SP) e Jair Bolsonaro (PSL-RJ) assinaram um compromisso de assegurar as garantias contidas na Constituição Federal de 1988 — dentre as quais a liberdade de expressão e o direito à informação. O documento foi produzido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em cuja sede os candidatos estiveram para subscrevê-lo. Com a assinatura do termo, os candidatos assumiram o pacto de “assegurar os direitos à informação, liberdade de expressão e, por conseguinte, a liberdade de imprensa”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *