Alunos de escola estadual participam de projeto que monitora a qualidade da água dos rios brasileiros

Foto: Filipi Brites/BonitoInforma

A Fundação SOS Mata Atlântica, através do projeto ‘Observando os Rios’ tem realizado monitoramento das águas dos rios dos 17 estados do Brasil contemplados pela Mata Atlântica. O objetivo é mostrar que existem ferramentas para amenizar a poluição e enfatizar a importância dos recursos hídricos para a sociedade. Recentemente foram colhidas amostras de água do córrego urbano ‘Restinga’ na cidade de Bonito (MS). A ação contou com apoio dos alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes.

A professora de biologia Cornélia Gorski, que acompanhou a turma durante o projeto destaca a importância da ação para o aprendizado dos alunos. “Trazer os alunos a “campo” é uma forma de mostrar na prática, tudo àquilo que eles aprendem em sala de aula. O que os alunos absorvem de conhecimento através disso é muito importante, já que eles passam essas informações para seus familiares, amigos, parentes e qualquer ação de preservação é importante para o bioma”, detalha.

O projeto ‘Observando os Rios’ sensibiliza comunidades sobre a importância da água e capacita voluntários para monitorar a sua qualidade. O último relatório divulgado pela ONG, em março deste ano, mostrou que dos 184 rios e corpos d’água monitorados, 51 (27,5%) apresentavam qualidade ruim ou péssima e estão indisponíveis para qualquer uso. Os dados eram relativos aos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo –, além do Distrito Federal.

Com a expansão dos trabalhos a ONG anunciou que acaba de chegar aos 17 estados contemplados pela Mata Atlântica e já envolve cerca de 3,6 mil pessoas. Atualmente, suas ações acontecem em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal. O projeto é mantido peala Fundação SOS Mata Atlântica com patrocínio da Ypê e da Coca-Cola Brasil.

Foto: Filipi Brites/BonitoInforma

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *