Bonito recebe ministros da Agricultura nesta quarta e quinta-feira para reunião anual

Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, acompanhado do governador Reinaldo Azambuja, visitaram o EcoSesi durante agenda em Bonito, no início de julho. Foto: Arquivo.

Acontece nesta quarta e quinta-feira (25 e 26) a 9ª reunião anual de Ministros de Agricultura do Brics – grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, que representa 40% da população mundial e 25% do PIB global, no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito. O objetivo da reunião é debater a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos.

Os ministros também debaterão questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global. Atualmente o Brics é presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no País, desde que os países começaram a se reunir, em 2009.

A escolha de Bonito, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, veio da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, por entender que a cidade é a ideal para mostrar ao mundo a produção sustentável brasileira. “Nesse sentido, o EcoSesi Bonito carrega toda essa lógica de sustentabilidade, é sede do programa de sustentabilidade da Fiems, tem energia sustentável e toda uma questão de reserva legal. O conceito do EcoSesi é exatamente o conceito que nós queremos mostrar do Brasil lá fora, que possuímos uma capacidade de produzir de maneira sustentável, integrada e harmônica entre todos os atores do setor produtivo”, finalizou.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.

EcoSesi

A estrutura do EcoSesi Bonito foi inaugurada em 2013 e conta com uma área de 40 hectares, onde foram construídos um laboratório socioambiental, recepção, alojamentos, vestiários, chalés, espaço gourmet, apartamentos, piscina, observatório e estacionamento para visitantes. Desde 2017, o EcoSesi Bonito conta com uma planta de geração de energia fotovoltaica, produzindo até 50% da energia utilizada pelo espaço.

Ao todo, foram instaladas 180 placas fornecidas pela empresa canadense Canadian Solar, que é atualmente a fabricante líder de módulos solares no mundo, devidamente certificadas pelo Inmetro. As placas fotovoltaicas estão fixadas em estruturas metálicas, cravadas diretamente ao solo, formando um imenso painel azulado, em uma área que ocupa cerca de 400 m².

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *