Com banda, missa e cavalgada, Dia de São Pedro é celebrado em Bonito

Foto: Paróquia de São Pedro Apóstolo

Hoje (29) a alvorada foi marcada pelo som da banda municipal, que como quem abre caminho, precedia a imagem de São Pedro Apóstolo, carregada pelos cavaleiros, que em procissão, celebraram o Dia do Padroeiro de Bonito (MS).

A festa, que ainda contou com a missa ao ar livre, em frente à Praça da Liberdade e ao anoitecer anima a cidade com a tradicional quermesse, já adquiriu caráter histórico e é uma das tradições culturais mais marcantes do município, chegando ao sua 89ª edição este ano.

Foto: Paróquia de São Pedro Apóstolo

Segundo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade, São Pedro Apóstolo é considerado padroeiro do município porque em 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa campal da região.

Foto: Paróquia de São Pedro Apóstolo

Na ocasião, o capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma capela e com a ajuda da comunidade, o sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo.

Ainda segundo o padre, foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro.

Foto: Paróquia de São Pedro Apóstolo

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *