Decreto sobre rios da Serra da Bodoquena deve sair nos próximos dias

O decreto, anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja com finalidade de aumentar a proteção sobre os rios da Serra da Bodoquena, entre eles o Rio da Prata, que esteve no centro de várias polêmicas e ganhou repercussão nacional devido ao turvamento das águas durante chuvas intensas, deve ser publicado nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo governador durante agendas públicas nesta quarta-feira (13).

Segundo Reinaldo, o decreto foi baseado em estudo feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e deve abranger, além do Rio da Prata, os rios Formoso, em Bonito e Salobra, em Bodoquena. “A região precisa de um regramento específico, que garanta uma maior proteção. É necessário que cada um reconheça suas responsabilidades, produza com sustentabilidade, para não trazer problemas ambientais e o próprio governo e município olhem a questão das rodovias”, afirmou.

Em dezembro do ano passado o Estado deu início execução de serviços essenciais para o controle da qualidade das águas nos banhados de Bonito e região, com a construção de bacias de contenção na margem das MS-178 e MS-382, após agenda do governador no município, onde destacou a necessidade medidas de curto prazo para impedir novos impactos ambientais, como a adoção de uma legislação específica para preservar os banhados.

Nesse mesmo encontro, o secretário de Estado da Semagro, Jaime Verruck, defendeu o desenvolvimento do turismo e da agricultura sustentáveis na região com a adoção de boas práticas. Ele anunciou um programa estadual de conversão de multas ambientais em projetos de recuperação ambiental, priorizando a região de Bonito na captação desses recursos.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *