FIB 2017 é lançado em Bonito com destaque para regionalização de atrações

Equipe de trabalho da Secretaria de Cultura e Cidadania, prefeito Odilson, Secretário Athayde e Secretaria de Educação e Cultura de Bonito, Rosely Gambim. Foto: Jabuty.

Duas semanas após o lançamento oficial da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito pelo governador Reinaldo Azambuja, uma cerimônia no município, na noite desta quinta-feira (6) iniciou a contagem regressiva para o evento, que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês.

Com a presença do secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, do prefeito Odilson Soares e representantes dos diversos setores do turismo de Bonito, a cerimônia foi em clima de festa, com direito a degustação de alguns pratos que farão parte da mostra gastronômica e música ao vivo com artistas da cidade, que se apresentam na última noite do Festival com o Show Canta Bonito.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Mato Grosso do Sul (Abrasel) Juliano Wertheimer, destacou a importância da mostra gastronomia nesta edição, que segundo ele, não apenas inclui o setor diretamente no evento, como também é uma forma de reforçar a cultura de Bonito do MS. “A gente entende que dentro de um festival de Cultura, um dos motores, dos pilares é a gastronomia. A comida diz muito sobre cada povo e é na mesa dos bares e restaurantes que a gente compartilha momentos de confraternização e amizade”, afirma.

Cerimônia contou com presença de representantes do diversos setores do trade turístico. Foto: Álvaro.

Ainda segundo ele, dos 24 associados, 22 irão apresentar pratos preparados exclusivamente para o Festival. “O cardápio foi pensado para contemplar nossa cultura, esses 40 anos de MS. Não pratos rotineiros, foram montados em conjunto, entre a Abrasel e o restaurante”, detalha.

Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Cícero Ramos Peralta mencionou a expectativa do trade turístico com o FIB. “As reservas já estão sendo feitas, alguns hotéis nem tem mais vagas e isso é muito positivo. O Festival é um evento importantíssimo para nossa economia e se não fosse realizado, ainda mais em um ano de movimento menor como este, iria impactar muito todos os setores da nossa cidade”, explica.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) também destacou a regionalidade do evento, afirmando que ‘nem lamenta tanto a ausência de artistas nacionais, porque a programação está tão repleta de artistas de peso do próprio Estado’. “E a gente sabe que cada vez mais os turistas estão atrás disso, o que é da casa, a cultura do povo, atrai muito”.

Prefeito Odilson parabeniza secretário pela realização do evento. Foto: Jabuty.

O prefeito Odilson Soares frisou a expansão de atividades, que neste ano abrange os distritos Águas do Miranda e Guaicurus, além do bairro Marambaia e a utilização do Centro de Múltiplo Uso (CMU) para interação direta entre estudantes e artistas. “Esse ano teremos um festival ainda mais brilhante, porque nunca na história do evento, ele saiu da cidade, e este ano vai proporcionar lazer e diversão para os moradores dos nossos distritos, que talvez nunca tenham tido a oportunidade de contemplar um evento como este”.

O secretário Athayde finalizou os discursos afirmando que ‘o Festival de Inverno de Bonito já ultrapassou as fronteiras do município é hoje é um evento do Estado, do Brasil, mas que este ano será protagonizado por quem é de direito, os bonitenses’. “Esse é um modelo que estamos trabalhando para dar certo em Bonito e queremos expandir para todos os festivais de MS. A festa acontece aqui, então o FIB não pode ser uma nave que pousa aqui e depois vai embora, sem ter a participação dos moradores, sem realmente ser da cidade”, concluiu.

Banda Municipal apresentou hino nacional na abertura da cerimônia. Foto: Jabuty.

Ainda no evento, o  Secretário Athayde  apresentou  a equipe  de trabalho da Secretaria de Cultura e Cidadania e que será coordenada pelo secretário-Adjunto  Tomaz Escrivano (o Ramos) e conta na organização com Rodrigo Teixeira, Jerry Espindola, Matheus Dauzacker, professora Loiva Heidecke Schiavo que  atuará na organização das  oficinas e eventos  do FIB,  Albino Jr Rodrigues (produção áudio visual), o professor universitário José Francisco Ferrari (O Zito),  produtor  Gustavo de Arruda Castelo ( Cegonha) entre outros.

Kalu deu uma ‘palinha’ de como será o Show Canta Bonito. Foto: Álvaro.

Participaram também da cerimônia de lançamento do FIB 2017 em Bonito Alexandre Frediche, presidente da Abrasel em Bonito; os secretários municipais de Turismo, Augusto Mariano; Educação e Cultura, Rosely Gambim; Assistência Social, Ilza Soares; Saúde, Nivaldo Inácio Caneiro e de Governo, Terezinha Braga; a presidente da Câmara de Bonito Lúcia Miranda; o tenente-coronel da PM de Bonito, Luciano Espíndola e toda a equipe de organização do Estado.

Serão 149 atrações, sendo 130 dela de Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 32 oficinas e cursos, 20 atrações de arte cênicas e 16 atrações musicais, dividas em 17 horas diárias de programação, das 9h ás 2 horas.

Jads e Jadson, Karol Conka, Ney Mato Grosso e Gabriel Sater fazem as apresentações principais. Marcelo Loureiro, Alzira e Tetê Espínola, Beth e Betinha, Dino Rocha e Renato Tulux completam a programação musical.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *