Ministro e governador lançam Internet de alta velocidade em Bonito

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e o governador Reinaldo Azambuja participam nessa quinta-feira da ativação da tecnologia 3G em Bonito, que será oferecida pela operadora Claro. Na mesma solenidade, André Figueiredo e Reinaldo Azambuja assinam convênio para expandir o projeto Cidades Digitais em mais três cidades: Bonito, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul. O projeto já contempla Aquidauana, Sidrolândia e Terenos.

Serão investidos R$ 2,2 milhões na implantação da rede de fibra óptica nos três municípios. A elaboração do plano de trabalho, que conterá as informações de implantação da infraestrutura nas cidades, será feita com o apoio da Secretaria de Inclusão Digital do MC. A execução ficará a cargo do Governo do Estado.

A nova tecnologia 3G

Os usuários vão usufruir da tecnologia 3GMax, que permite mais rapidez de conexão para uso de serviços de banda larga móvel, ao facilitar o uso da Internet no celular, no tablet ou por modem em computadores. O 3GMax é o termo utilizado para denominar de forma mais simples a tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access), que permite atingir velocidades de navegação na internet até três vezes superior ao 3G convencional. A operadora anuncia também um Sistema de Transmissão Próprio (Backbone), que irá interligar Bonito à Campo Grande e permitirá um grande aumento na capacidade de tráfego de dados na região, que beneficiará moradores e turistas.

As obras desse Sistema de Transmissão, que contemplam três novas torres de tráfego de dados, estão em fase avançada de construção e com previsão de conclusão até o final deste ano. Inicialmente, esse Backbone terá a capacidade de até 192Mbps e será expandido conforme o crescimento urbano da cidade.

O lançamento da rede 3G e assinatura do convênio do programa Cidades Digitais serão realizados às 9h dessa quinta-feira na Praça da Liberdade, centro de Bonito.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *