O primeiro semáforo da cidade

Um município do interior, pouco mais de 20 mil habitantes. Cada acontecimento vira história e todo mundo quer ter uma opinião sobre o assunto. “A cidade vai ganhar um semáforo. Um não, dois! Mas espera aí, a gente já teve semáforo antes. Ou será que não?”. Na dúvida, melhor investigar e o lugar ideal para a isso são os arquivos de Dorival Conde, jornalista das antigas, que de Bonito, sabe um pouco de tudo.

Arquivo de Dorival Conde

Nos registros, uma foto que não nos deixa dúvidas. De fato no era um semáforo, mas levando em consideração a memória dos que retrataram, não há como discutir, o município já teve sinalização, se não igual, bem parecida.

Foto: Paulo Xavier

O sinaleiro, com apenas duas luzes, instalado junto a uma placa, destacava a área escolar da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG). A imagem não está datada, mas alguns elementos, como a ausência de pavimentação em frente ao Ginásio de Esportes e até mesmo o veículo na via, revelam que o arquivo tem aproximadamente 20 anos. “A pavimentação da Avenida Eron do Couto é de 2000, 2001, então esse arquivo deve ser bem mais antigo”, destaca Paulo Xavier, responsável pelo Departamento de Trânsito de Bonito.

Deixando as lembranças de lado, o fato novo é a instalação viária vertical, horizontal e semafórica em dois três trechos considerados mais críticos em Bonito. Após estudo realizado pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Bonito (DEMTRAT) em parceira com o Departamento de Engenharia do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS), os cruzamentos da Rua 29 de Maio com a 24 de Fevereiro (esquina da antiga Arca Móveis) e o da Rua das Flores com a Rua Monte Castelo (esquina da filial das Lojas Calderan) serão beneficiados com a sinalização.

No segundo trecho, o equipamento está sendo posicionado nesta terça-feira (18) e a previsão é de que até quinta-feira (20) os dois já estejam em funcionamento. “Nossa equipe está trabalhando para concluir os trabalhos e podemos ativá-los até quinta. Desde que o trânsito foi municipalizado, em 2008, buscamos constantemente melhorias para nosso município e a instalação desses semáforos é com certeza um marco”, destaca.

Semáforo no cruzamento entre a Rua das Flores com a Rua Monte Castelo já está instalado. Foto: Paulo Xavier.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *