Passeio ciclístico lança ‘Maio Amarelo’ em Bonito

Cerca de 350 ciclistas percorreram as principais ruas da cidade de Bonito, interior de Mato Grosso do Sul durante um passeio em alusão ao Dia do Trabalhador nesta segunda-feira, 1º de maio, que também marcou o início da campanha Maio Amarelo na cidade.

Durante o percurso, um carro de som foi usado para orientar os ciclistas sobre como portar-se no trânsito e reforçar a importância de suas atitudes. Com o tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença’ a campanha deste ano tem como objetivo conscientizar todos os envolvidos no trânsito de que os acidentes são os resultados das escolhas que cada um faz.

Com um público significativo de crianças e adolescentes, o locutor reforçou algumas atitudes que podem garantir a segurança de quem tem a bicicleta como meio de transporte, principalmente a de não trafegar na contramão da via. O debate se faz ainda mais necessário devido à mudança de sentidos nas ruas centrais, que desde outubro do ano passado, passaram a ser mão única.

Desde 2014, o mês de maio tem sido marcado por ações que fazem a sociedade refletir sobre a segurança viária e redução de acidentes de trânsito. A cor amarela simboliza a atenção pela vida e o tema das campanhas é definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Neste ano, o tema escolhido vai de encontro com as estatísticas. Dados apontam que 90% dos acidentes tem como fator preponderante as falhas humanas como: imperícia, imprudência e desatenção.

Em Mato Grosso do Sul, o Maio Amarelo apresenta bons resultados no que se refere a diminuição de vítimas fatais. No mês de maio de 2014 foram registrados cinco óbitos, já no mesmo período de 2015 este número reduziu para quatro e em maio de 2016 foram duas vítimas fatais.

Ao longo do mês de maio, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran) irá desenvolver diversas atividades educativas em todas as cidades do Estado, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

De acordo com o diretor presidente do Detran, Gerson Claro, para que o Maio Amarelo seja um sucesso, o movimento precisa do comprometimento de toda a sociedade, pois cada um tem o poder de melhorar o trânsito.

“Somente com o envolvimento da sociedade e com a mudança de comportamento do cidadão é que nós conseguiremos promover essa conscientização de que o trânsito é de todos. Se nós não nos respeitarmos, não humanizarmos o nosso trânsito, infelizmente, vamos continuar com esses números estarrecedores no Brasil e em Mato Grosso do Sul”, destacou Gerson Claro.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *