Pedro Chaves diz que assuntos apresentados no Fórum Central serão levados ao Congresso

O senador por Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves (PSC) disse durante o Fórum de Governadores Brasil Central, que vai levar as principais revindicações debatidas no encontro, para discussão no Senado Federal. O objetivo, segundo ele, é analisar pontos abrangentes entre os estados e transformá-los em Projetos de Lei, para que possam beneficiar toda a região central.

O 4 º encontro de governadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goias, Tocantins, Distrito Federal, Rondônia e o recém aderido, Maranhão, aconteceu nesta sexta-feira (19) em Bonito.  Os chefes do Executivo de cada estado, com exceção do DF, que mandou representante, e secretários de diversas pastas, entre Educação, Saúde, Administração, Turismo e Segurança Pública, participaram do evento, discutindo medidas que integrem as federações e contribuam para o desenvolvimento de cada uma.

Foto: Maurício

O senador explicou que como há muitos interesses em debate, é necessário levantar os pontos comuns entre os estados, como por exemplo, a segurança nas divisas, que foi o foco deste encontro, com a assinatura do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. “Nós também estamos preocupados com isso, acho mesmo que precisa haver um pacto entre esses estados, para haver uma unidade nas ações”, disse.

Chaves também aproveitou ocasião para falar de uma política de incentivos, que vise a desonerações de impostos, onde um estado concorde com o outro. “Nós vamos tentar unificar as alíquotas, para evitar essa disputa entre eles. Lá no Congressos, por exemplo, nós temos um projeto interessante, que é o preço do querosene, que é o combustível do avião. Hoje cada estado aplica uma alíquota de ICMS no querosene, tem estado que pratica 27%, outros 15% e nós vamos unificar para 12%, isso vai baratear o preço das passagens”, explicou.

Ele finalizou, afirmando que os ministérios, e até o presidente Michel Temer, estão bastante acessíveis e abertos para discussões. “Da para levar muita coisa, eu tenho sentido, no contato com os ministros, que eles estão muito abertos para isso sabe, vejo por parte do próprio presidente, que ele está muito interessado em fazer com que os estados reencontrem realmente, aquele momento prosperidade”, finalizou.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *