Projeto ‘Curtindo e Compartilhando Democracia’ leva alunos a secretarias estaduais de MS

Ajudar o aluno na construção de sua cidadania, através de atividades que englobem respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e o combate a violência, aprendendo a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade, Município, Estado e País. Esse é o objetivo do Projeto Curtindo e Compartilhando Democracia, desenvolvido pelo professor de História, Elton Teixeira da Silva, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG), de Bonito, que nesta terça-feira (8) realiza uma visita aos órgãos públicos estaduais da Capital.

Conforme o professor, as atividades estão em consonância com o projeto do Governo do Estado, em aplicar aulas práticas e dinamizadas nas escolas da rede estadual de ensino. “Precisamos difundir a ideia da democracia, nos diferentes poderes existentes, bem como o seu funcionamento, atentando para a cidadania e o engajamento. O projeto desdobra-se em uma metodologia destinada à elaboração de estudos, a ser cumprido na cidade de Bonito e na Capital, com a realização posteriormente de documentário, relatórios científicos e exposição artística para toda comunidade escolar”, detalha Elton.

Os alunos do 9º Ano “D” do Ensino Fundamental da escola BCG, farão uma visita as secretarias estaduais de Administração (SAD), de Governo (Segov) e de Fazenda (Sefaz), além de participarem da ao vivo do programa “O Povo na TV” do SBT/MS, que vai ao ar às 10h40. Segundo o professor, ‘conhecer uma emissora de televisão, um espaço midiático democrático,  conduz os alunos a debates inteligentes’. Eles devem conhecer os departamentos de administração, comercial e a redação, assim como um pouco da história da emissora e do processo de produção dos telejornais.

Para os alunos, o projeto é oportunidade de conhecimento, aliando os temas debatidos em sala a experiências reais. “Já aconteceram aulas com advogados, que nos mostraram as leis, visitamos a Câmara de Vereadores e agora vamos conhecer um pouco do Executivo Estadual. O professor também brinca em sala, incorporando personagens e agregando emoção as aulas. Isso com certeza é importante para o aprendizado e torna os conteúdos mais simples”, destacou  Joaquim.

O Projeto Curtindo e Compartilhando Democracia está sobre a supervisão da coordenadora Marilizi Duarte.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *