Rota do Desenvolvimento: Bonito debate potencialidades do Sudoeste

Bonito (MS) – A Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste, que acontece de terça-feira (26) a quinta-feira (28) em Bonito é a sexta e última edição do projeto no ano de 2016. “A Rota do Desenvolvimento, nos moldes em que foi realizada até agora, termina nesta edição da Região Sudoeste, que acontece no município de Bonito”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura do evento.

Nas edições anteriores a Bonito, realizadas em Nova Andradina, Coxim, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, foram abrangidos 62 municípios e realizados 6 mil atendimentos. Em cada edição, mais de 200 atividades foram oferecidas pelo governo do Estado (Semade, Imasul, AEM-MS, Jucems e outros parceiros governamentais) juntamente com o Sebrae-MS e outras entidades do setor produtivo. A Rota é uma ação promovida no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq).

“Agora, a Semade, juntamente com as equipes do Sebrae, Fiems, Fecomércio, Faems e Famasul, trabalha na formatação da segunda etapa do projeto. Vamos elaborar um novo modelo para dar um retorno a tudo aquilo que diagnosticamos nas edicões realizadas. Comprovamos que é possível que o poder público e o setor privado trabalhem juntos com eficiência e harmonia”, acrescentou o secretário.

Na avaliação do secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, “a Rota do Desenvolvimento já permitiu chegar nas regiões e identificar quais são as suas potencialidades, quais são os seus problemas e, a partir disso, formular as políticas de desenvolvimento tanto econômico quanto ambiental e atuar de acordo com cada realidade que nós encontramos”.

Para o presidente da Fecomércio e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Edison Araújo, “a Rota do Desenvolvimento é uma resposta efetiva à crise. E essa reação passa pelos pequenos negócios, que são os maiores geradores de emprego e renda de nosso Estado. Temos de priorizar a melhoria dos nossos processos, produtos e serviços, pois é um setor de fundamental importância para a nossa economia”.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos (Leleco), lembrou que o histórico de seu município é de parceria com os pequenos negócios. “Foram os pequenos negócios que transformaram a cidade de Bonito no principal destino de Ecoturismo do Brasil. Por isso, um evento como a Rota do Desenvolvimento é de fundamental importância para fortalecer nossa principal atividade econômica”.

Abertura

A solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste contou ainda com a presença do diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra; do diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine; de Lorena Mendez, vice-ministra do vice-Ministério de micro, pequenas e medias empresas do Paraguai; de Bruno Varuno Vaccotti, vice-presidente da IncuPar; de Oscar Salazar Yaryes, presidente do Clube de Negócios de Assunção e de Jardel Pauber Matos e Silva, presidente da Rede MS de Inovação.

Também estiveram presentes os prefeitos Douglas Rosa Gomes (Bela Vista); Dr. Jun Iti Hada (Bodoquena); prefeito Manoel Viais (Caracol); Jácomo Dagostin (Guia Lopes da Laguna); Dr. Erney (Jardim); Gerson Garcia (Nioaque); Heitor Miranda dos Santos (Porto Murtinho) e Ari Basso (Sidrolândia). Eles receberam o Kit Propeq contendo o Mapa de Oportunidades dos Municípios, Diagnóstico da Lei Geral, o Estudo de Desburocratização dos Municípios e o Roteiro Metodológico Para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação. Os kits foram entregues pelo secretário Jaime Verruck, pela diretora-técnica do Sebrae-MS, Maristela França e pelo secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna.

Jaime Verruck, Maristela França e Ricardo Senna, juntamente com o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, assinaram ainda editais e termos de cooperação relacionados a projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, o titular da Semade e diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul entregou 14 licenciamentos ambientais a empreendimentos da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *