Newsletter – 03 de Dezembro de 2018

São Paulo recebe encontro nacional sobre violência contra comunicadores

Em tempos de constantes ameaças à liberdade de expressão, o Instituto Vladimir Herzog, a Artigo 19, a Repórteres sem Fronteiras, a Abraji e o Intervozes promovem em São Paulo, nos dias 4 e 5.dez.2018, o Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores. O evento tem como principal objetivo a construção de uma rede nacional de pessoas e de instituições que atuem concreta e efetivamente na proteção de comunicadores e criar estratégias para dar visibilidade a esta realidade de agressão à liberdade de expressão e, consequentemente, de ameaça à democracia. As inscrições são gratuitas.


UnB é sede de seminário internacional

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) sedia nos dias 6 e 7.dez.2018 o Seminário Internacional Comunicação, Democracia e Accountability, que contará com a participação de especialistas do Brasil, EUA, Alemanha e Holanda. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas


Catarse cria fundo para financiar jornalismo

A plataforma de financiamento coletivo e assinaturas Catarse lançou em 22.nov.2018 a primeira fase da “Multidão”, um fundo coletivo que vai financiar projetos jornalísticos. Essa etapa da iniciativa pretende alcançar o maior número possível de interessados, e a intenção é que o fundo seja lançado em 2019, ainda sem data determinada. Modelo de funcionamento do fundo ainda está em aberto e os inscritos podem ajudar a decidir.

Como a API do WhatsApp ajudou o Comprova

Em mais um artigo sobre a experiência do Projeto Comprova durante as eleições brasileiras, a gerente de treinamentos do First Draft Aimee Rinehart fala sobre o Zendesk. A utilização da API para o WhatsApp Business ajudou a equipe do Comprova a lidar de maneira eficaz com as quase 70 mil mensagens recebidas ao longo do processo eleitoral.


Abraji pede anonimização de pedidos de informação via LAI

Junto a outras organizações da sociedade civil, pesquisadores e jornalistas, a Abraji pede em carta aberta para que estados e municípios protejam a identidade de cidadãos que fazem pedidos de informação por meio da Lei de Acesso a Informações. O objetivo é que governos estaduais e municipais adotem a mesma medida instaurada pelo governo federal em 6.nov.2018: permitir a ocultação da identidade de quem faz uma solicitação de informação.

Ferramenta permite fazer solicitações sem se identificar

Enquanto a medida efetivada pelo governo federal não chega em estados e municípios, a Open Knowledge Brasil e o grupo Transparência Hacker criaram uma ferramenta que dribla a necessidade de identificação em pedidos via Lei de Acesso. O “Queremos Saber” é gratuito e garante o anonimato de quem faz o pedido do início ao fim do processo. Para utilizar basta fazer uma solicitação através do site e consultar se houve resposta através do número de protocolo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *