Newsletter – 03 de Junho de 2019

Congresso da Abraji: preços promocionais acabam amanhã. Faça sua inscrição.

Até amanhã, 4.jun.2019, as inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo estão com preços promocionais. O evento acontece de 27.jun.2019 a 29.jun.2019 na Universidade Anhembi Morumbi, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275) em São Paulo. Os valores, assim como a programação completa, estão disponíveis no site. Após 4.jun.2019, as taxas de inscrição sofrerão reajuste de 16%.

Está com dúvidas sobre o Congresso? Consulta nosso FAQ.


A cobertura jornalística do caso João de Deus

Os jornalistas responsáveis pela apuração e divulgação das denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus estarão no 14º Congresso da Abraji — que acontece de 27.jun.2019 a 29.jun.2019, em São Paulo. Pedro Bial, que comanda o “Conversa com Bial”, primeiro programa a repercutir o caso; Cristina Fibe e Helena Borges, responsáveis pelas reportagens sobre o tema publicadas no O Globo e na Época dividem o auditório principal do evento e contam quais foram os desafios da apuração das denúncias.

Bahia: Servidores e magistrados reagem à censura

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Gesivaldo Britto assinou no dia 28.mai.2019 um decreto que determinava o monitoramento das atividades dos servidores do poder judiciário do Estado nas redes sociais, além de restringir manifestações relacionadas ao trabalho. O documento, que instituia a “Política de Segurança da Informação”, foi criticado por parte dos servidores e dos magistrados — que interpretaram a medida como uma restrição à liberdade de expressão — e acabou suspenso no dia seguinte (29.mai.2019). Leia a reportagem completa.

Integrantes do Cruzeiro retaliam jornalistas

Desde o domingo passado (26.mai.2019), integrantes do Cruzeiro Esporte Clube retaliam profissionais da imprensa por causa de reportagem que revelou suspeitas de irregularidades na administração da agremiação. Os repórteres Gabriela Moreira (TV Globo) – que realizou a apuração com Rodrigo Capelo – e Vinicius Nicoletti (FOX Sports) sofreram tentativas de intimidação. Leia a nota da Abraji sobre o caso.

Repórter e cinegrafista são hostilizados em manifestação

Na noite a última quinta-feira (30.mai.2019) em São Paulo, o repórter Marcelo Mattos e o cinegrafista João Pedro Montans, ambos da rádio Jovem Pan, foram cercados e hostilizados por manifestantes enquanto cobriam o protesto contra cortes no orçamento da Educação. Leia a nota da Abraji sobre o caso.

VI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Na última semana, foram divulgados os resumos selecionados para o VI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. A descrição dos trabalhos está disponível no site da Abraji. Gostou de algum tema? Participe do Seminário como ouvinte. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do formulário.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *