Newsletter – 04 de Novembro de 2019

Uma aula de checagem de fatos

No dia 12.nov.2019, das 9h às 11h30, a equipe do Comprova participa de evento gratuito na FAAP, em São Paulo, para compartilhar os resultados da segunda fase do projeto e ministrar uma aula de verificação de informações.

Leia mais


Abraji repudia defesa de “novo AI-5” por Eduardo Bolsonaro

A defesa de “um novo AI-5”, feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, merece repúdio de todos os brasileiros comprometidos com a democracia, em especial dos que defendem a liberdade de imprensa e compreendem a sua importância.


Estratégias para proteger comunicadores

Na última quinta-feira (31.out.2019), antevéspera do Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas, a sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu um debate sobre as possibilidades de atuação do Ministério Público na proteção a comunicadores.  Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji, participou do encontro.


Bolsas de pesquisa em jornalismo

Estão abertas as inscrições para as bolsas oferecidas pelo centro de pesquisa em jornalismo John S. Knight, da Universidade de Stanford. Serão selecionados 20 participantes, que devem trabalhar em seus projetos entre setembro de 2020 e junho de 2021.


No ranking da impunidade

Mais uma vez, o Brasil está presente no ranking do “Índice Global de Impunidade”. O levantamento é realizado anualmente desde 2008 pelo Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ, sigla em inglês) e avalia a situação de investigações sobre assassinatos de jornalistas ao redor do mundo.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Um guia de jornalismo de dados

Data Journalism (em inglês)

Neste texto, editores e repórteres encontram uma série de dicas de boas práticas para tornar o processo de reportagem baseado em dados mais fácil. “Assim como todas as investigações precisam de um processo que funcione para todos, o mesmo ocorre com as investigações de dados. Conhecer o processo pode ajudar os editores a fazer as perguntas certas e apoiar os repórteres.”

6/300: os negros na imprensa brasileira

Revista Piauí

Está aberto para não-assinantes da Revista Piauí o texto de Yasmin Santos sobre a falta de representatividade de negros no jornalismo brasileiro. Yasmin faz um relato sobre o desconforto e a solidão de ocupar espaços majoritariamente brancos e não poupa a redação da própria piauí de críticas. Recentemente, Flávia Lima, ombudsman da Folha de S. Paulo, fez o mesmo em sua coluna no jornal: aproximadamente 300 jornalistas fazem parte da equipe da Folha e do Agora, mas apenas seis são negros.

Como começar um texto

GIJN (em inglês)

Nem sempre é fácil encontrar um bom começo para um texto. Quando o lide não dá conta de resolver o problema, alguma das alternativas compartilhadas por Paul Bradshaw no site da GIJN pode te ajudar a ultrapassar as primeiras palavras da reportageme e seguir em frente.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *