Newsletter – 10 de Dezembro de 2018

Inscrições abertas para a 3ª edição do Curso On-line de Investigações de Empresas

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Curso On-line de Investigação de Empresas da Abraji. O treinamento ensina a identificar, analisar e usar em reportagens investigativas uma série de informações escondidas nas demonstrações financeiras de empresas, partidos, clubes de futebol e outras entidades. O curso começa em 14 de janeiro e tem vagas limitadas. O investimento é de R$ 120 para os associados da Abraji e de R$ 150 para os demais participantes. Não é necessário conhecimento prévio na área econômica ou de contabilidade.


Comunicadores formam rede de proteção

A convite da Abraji, Artigo 19, Intervozes, Instituto Vladimir Herzog e Repórteres Sem Fronteiras, mais de 50 pessoas de 11 estados diferentes se reuniram na semana passada para iniciar a formação de uma rede de apoio a jornalistas e jornalistas cidadãos. O Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores, realizado em 4 e 5.dez.2018, foi construído a partir da iniciativa Vlado Proteção a Jornalistas.


Comprova: colaboração contra a desinformação

O editor do Projeto Comprova Sérgio Lüdtke publicou na última semana dois artigos sobre a experiência da iniciativa ao longo das eleições brasileiras de 2018. Em As ondas de desinformação nas eleições brasileiras, Lüdtke comenta o comportamento das campanhas de desinformação ao longo do pleito. Em O jornalismo colaborativo no projeto Comprova, o editor da iniciativa relata os caminhos que o projeto seguiu para fazer a colaboração entre os jornalistas de 24 veículos funcionar da melhor forma possível.


Blogueiro está preso há 1 mês, condenado por difamação

O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, responsável pelo Blog do Paulinho, está preso desde o dia 9.nov.2018 por crime de difamação. O blogueiro foi detido pelo Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas da Polícia Civil de São Paulo (Decade) por ter sido condenado em ação judicial movida em 2013 pelo também jornalista Milton Neves. Segundo publicação feita no Blog do Paulinho no dia da prisão, Neves acusa Paulinho de tê-lo difamado em uma postagem na qual é chamado pelo blogueiro de “barrigada perdida”. Paulinho diz ser “vítima de mais um ato de violência contra a imprensa do Brasil”.


TCC conta a história de afetados por barragens

A cidade de Sobradinho, na Bahia, é famosa por conta de uma usina hidrelétrica construída ali entre as décadas de 1970 e 1980. Logo ao lado, no município de Sento-Sé, fica uma comunidade de realocados pela construção da barragem necessária para a instalação da usina. João Pedro Ramalho Martins, natural de Sobradinho, resolveu contar a história dos afetados pela construção da barragem em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade do Estado da Bahia. O livro-reportagem Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas foi um dos trabalhos apresentados no 13º Congresso da Abraji.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *