Newsletter – 14 de Janeiro de 2019

Debates do 40º Prêmio Vladmir Herzog estão disponíveis no Youtube

A gravação da 7ª Roda de Conversa promovida pelo 40º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos está disponível no canal do Youtube da Abraji. São cinco vídeos divididos por tema, com duração de até 20 minutos, que compilam os melhores momentos das conversas sobre os bastidores dos trabalhos premiados ou que receberam menção honrosa nessa edição.


Fiquem Sabendo lança newsletter sobre LAI

Um grupo de jornalistas de dados lança neste mês de janeiro uma newsletterque abordará tópicos relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI). O material será produzido quinzenalmente pela equipe do Fiquem Sabendo, site de jornalismo de dados que publica informações de interesse social não divulgadas pelo poder público. Para receber o conteúdo, basta se inscrever no formulário.

Iniciativa facilita coleta e análise de reportagens

Pensando em facilitar a análise da cobertura jornalística de um determinado tema, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma ferramenta que automatiza a coleta de reportagens. A iniciativa provisoriamente chamada de impacto-mídia permite que o usuário visualize todos os títulos, links e estatísticas de engajamento em redes sociais das reportagens que tenham os termos de busca no título ou no corpo, criando um ranking e categorizando-as. Depois disso, basta exportar e ver o resultado.

Folha recebe inscrições para treinamento de jornalismo diário

A Folha de S. Paulo está com inscrições abertas para seu Programa de Treinamento em Jornalismo Diário. Até o dia 10.fev.2019, pessoas com formação universitária podem se candidatar no site a uma das 15 vagas disponíveis. Não é necessário ter formação em jornalismo. O programa começa em 25.mar.2019 e termina dia 2.jun.2019, com duração de 13 semanas.

Inscrições abertas para bolsa de jornalismo inovador

O Donald W. Reynolds Journalism Institute está com inscrições abertas até o dia 31.jan.2019 para o programa RJI Fellowship, que oferece bolsas para profissionais de mídia com propostas inovadoras para melhorar a compreensão ou a prática do jornalismo. Brasileiros são elegíveis sob a condição de estar vinculados a uma organização de mídia do Brasil ou dos Estados Unidos.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *