Newsletter – 17 de Dezembro de 2018

Abraji e Farol Jornalismo lançam terceira edição do especial O jornalismo no Brasil

O jornalismo e sua função mediadora estão em xeque. Essa é a conclusão do projeto que aponta os rumos do jornalismo brasileiro para 2019, parceria realizada pela Abraji e pelo Farol Jornalismo pelo terceiro ano consecutivo. O especial O jornalismo no Brasil em 2019 reúne dez artigos sobre temas como colaboração, diversidade e reencontro com a audiência.


Últimas vagas: Como investigar empresas

A terceira edição do Curso On-line de Investigação de Empresas da Abraji está com as últimas vagas abertas. O treinamento ensina a identificar, analisar e usar em reportagens investigativas uma série de informações escondidas em demonstrações financeiras. O curso começa em 14 de janeiro e o investimento é de R$ 120 para os associados da Abraji e de R$ 150 para os demais participantes.

Workshop de jornalismo financeiro abre vagas

A Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI, na sigla em espanhol) está com inscrições abertas para o workshop “Ferramentas para o jornalismo financeiro”, que ocorrerá nos dias 7 e 8.fev.2019 em Medellín, na Colômbia. As inscrições devem ser feitas até o dia 10.jan.2019. Os selecionados terão custos cobertos pelo programa.

Dicas: como investigar o transporte público

Com alguma frequência, associados da Abraji utilizam a lista de e-mails exclusiva da Associação para pedir dicas de como iniciar ou se aprofundar em uma investigação jornalística. Na última semana por exemplo, o tema foi investigação de empresas de transporte público. Há conselhos sobre como iniciar uma pesquisa sobre o assunto, quais fontes buscar e quais ferramentas recorrer, além de exemplos de reportagem.

Site reúne projetos colaborativos de jornalismo

Jornalistas em países de língua espanhola e portuguesa agora podem acessar uma base de dados de jornalismo colaborativo em seus idiomas locais. O Center for Cooperative Media, da Montclair State University nos Estados Unidos, traduziu a plataforma que lista projetos de cooperação entre redações para que mais profissionais da América Latina possam se inspirar em seus exemplos. (via Centro Knight para o Jornalismo nas Américas)

Revista Time escolhe jornalistas como Pessoa do Ano

A revista Time escolheu jornalistas e a liberdade de imprensa como Personalidade do Ano de 2018. O periódico americano homenageou profissionais mortos ou presos, chamando-os de “Guardiões na guerra pela verdade”. A distinção é oferecida desde 1927 a pessoas ou grupos de pessoas que influenciaram significativamente os eventos do ano, para o bem ou para o mal. O caso de perseguição contra a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello foi citado pela revista Time no artigo sobre a premiação. Segundo o periódico, Campos Mello “foi alvo de ameaças após relatar que apoiadores do presidente eleito, Jair Bolsonaro, financiaram uma campanha para disseminar notícias falsas no WhatsApp”.

Mais de 250 jornalistas estão presos em todo o mundo, diz CPJ

Um relatório divulgado em 13.dez.2018 pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) mostrou que, pelo terceiro ano consecutivo, o número de jornalistas encarcerados por conta de seu trabalho ultrapassa 250. O relatório é publicado desde 1990 e o número de profissionais presos em 2018, 251, é semelhante às marcas de 2017 (262, o recorde histórico) e 2016 (259). Turquia (68), China (47) e Egito (25) são os países com mais presos pelo terceiro ano consecutivo. Na América Latina, a Venezuela encabeça o ranking, com três jornalistas encarcerados. O Brasil também aparece no relatório, por conta da prisão por difamação do jornalista esportivo Paulo Cezar de Andrade Prado, responsável pelo Blog do Paulinho.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *