Newsletter – 21 de Novembro de 2018

ABRAJI

Vereador é suspeito de ser mandante da morte do radialista Jairo de Sousa

O vereador Cesar Monteiro (PR), 45 anos, é suspeito de ter contratado um grupo para matar o radialista Jairo de Sousa, 43 anos, assassinado na madrugada de 21.jun.2018, na cidade de Bragança, no Pará. A Operação Pérola foi deflagrada em 16.nov.2018 e as investigações apontam que o crime foi uma maneira de impedir as denúncias apresentadas no programa de Sousa diariamente contra a administração pública daquela cidade e de outros municípios vizinhos. A reportagem é do Programa Tim Lopes, da Abraji.


Político nega ter mandado matar comunicador

Durante pouco mais de quatro horas de depoimento, o vereador negou ser o mandante do assassinato. Cesar Monteiro se apresentou no dia 20.nov.2018 em Belém, depois de ter sido considerado foragido desde 16.nov. Em seu depoimento, ele afirmou haver um grupo que está tramando um complô contra ele, colocando-o como bode expiatório do crime, e apontou algumas pessoas como possíveis mandantes do assassinato. Até agora a polícia prendeu oito pessoas; uma ainda está foragida.


Profissionais são detidos por 18h na Venezuela

Um jornalista e uma técnica de som brasileiros ficaram detidos por cerca de 18 horas em uma dependência do Exército venezuelano entre os dia 12 e 13.nov.2018. Eles foram interrogados, tiveram suas câmeras e celulares revistados e passaram a noite em situação precária na base militar. Um diretor espanhol que os acompanhava também foi detido, mas liberado após 14 horas. A equipe gravava um documentário sobre a crise de refugiados na fronteira com o Brasil para a revista Late.


Abraji oferece curso de segurança digital

Em parceria com a ESPM e com Gustavo Gus, um dos membros do Tor Project, a Abraji oferecerá no próximo dia 28/11 em São Paulo a oficina gratuita “Segurança digital para jornalistas: como usar o navegador Tor”. São 15 vagas para o público externo (não associados à Abraji) e 30 para associados. Gus, que é um dos organizadores da CryptoRave, ensinará como usar o navegador Tor, qual é a proteção oferecida pelo programa e como usá-lo para driblar a censura.


Juiz impõe censura prévia à TV Globo no caso Marielle

O juiz Gustavo Gomes Kalil, da quarta vara criminal do Rio de Janeiro, concedeu uma liminar para que a TV Globo fique proibida de divulgar o conteúdo de qualquer parte do inquérito policial que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A Abraji considera que a decisão do juiz viola o direito dos brasileiros à livre circulação de informações de interesse público.


Abraji relata agressões a jornalistas à CIDH

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) manifestou no dia 12.nov.2018 “enorme preocupação” com as agressões físicas e as ameaças virtuais dirigidas contra a imprensa no Brasil. A manifestação teve como base informações entregues ao órgão pela Abraji em São Paulo, em 6.nov.2018, em audiência com Edison Lanza, relator especial para Liberdade de Expressão da CIDH.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *