Newsletter – 21 de Outubro de 2019

Roda de conversa com vencedores do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog

Nesta quinta-feira (24.out.2019), o Tucarena recebe a Roda de Conversa com os ganhadores do 41º Prêmio Vladimir Herzog. O evento acontece das 14h às 18h, em Perdizes, São Paulo. A entrata é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A cerimônia de premiação acontece no meio dia e local, às 20h.

Veja aqui os vídeos da Roda de Conversa realizada com os vencedores da edição anterior o prêmio, em 2018.

Leia mais


Como estão as redações ao redor do mundo

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) lançou seu relatório anual sobre as tendências no uso de tecnologia em redações pelo mundo. O documento foi feito com base em cerca de 4 mil entrevistas com jornalistas de 149 países.


Deputado federal ataca jornalista na Câmara dos Deputados

Na última quarta-feira, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) atacou o jornalista Guga Noblat, nas dependências da Câmara dos Deputados. Com um tapa, jogou o celular de Noblat ao chão, quebrando-o. A Abraji publicou nota sobre o caso.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Twitter: um manual de uso

 OEA e Twitter

O Twitter lançou um documento de alfabetização e segurança digital, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA). O guia, disponível em português, é dividido em quatro capítulos: Alfabetização digital; Tornando seu dispositivo seguro para o uso das redes sociais; Distribuição e consumo de informações no Twitter; e Segurança no Twitter.

O time de cobertura de eleições do NYTimes

New York Times (em inglês)

Conheça neste artigo do NYT o time de jornalistas responsáveis pela cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos.  O grupo é composto por 21 jornalistas de diferentes lugares do país. Apesar da diversidade geográfica, mulheres e negros continuam sub-representados.

Como fazer uma boa newsletter

Fundação Gabo (em espanhol)

Pedro Doria, criador do Meio, compartilhou dicas de como fazer uma boa newsletter durante o Festival Gabo 2019, que aconteceu no começo deste mês em Medellín, na Colômbia. O Meio foi lançado em 2016 e hoje tem cerca de 87 mil leitores.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *